Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, setembro 15, 2011

"Lígia e Téo" Por Leila Costa Pereira

“Olá Jemima! Parabéns pelo projeto!

Sou mãe de primeira viagem e, como filha única, sempre desejei ter pelo menos dois filhos. Só não esperava ser agraciada com gêmeos!

Havia me mudado do Ceará (onde nasci) há apenas 3 meses para São Paulo e, numa viagem a trabalho descobri que estava grávida. Foi tudo inesperado. No primeiro ultrassom - outra surpresa - descobri que esperava gêmeos – concebidos naturalmente. Desconheço casos de gestações gemelares no lado paterno, mas do lado materno já houve alguns casos. Ouvi dizer que uma prima distante teve gêmeos DUAS vezes.

Minha gestação foi pautada pela tranquilidade. Não tive intercorrências do tipo sangramento ou pressão arterial alta. Trabalhei até que o médico me recomendasse repouso, o que ocorreu na 36ª semana.

Por volta do 5º mês, soube que esperava um casal. Meu instinto maternal falhou, pois até esse ultrassom, apostava que seriam dois meninos. Na verdade não acreditava que a sorte me sorriria com um casal. Foi uma sensação incrível quando eles começaram a mexer. Fora o fato de não saber quem mexia, imaginava a bagunça estariam fazendo (rs).

Quando eles nasceram, num primeiro momento foi um alívio livrar-se do barrigão (romantismos à parte, o barrigão de gravidez gemelar é absurdamente incômodo), mas aí começou o primeiro trimestre com os bebês, período de incontáveis trocas de fraldas, muitas mamadas e poucas horas de sono. Minha mãe me ajudou - e ajuda! - muito. Quando eu precisava tirar umas sonecas, ela me rendia com as crianças.

As dificuldades são muitas, mas os prazeres superam os obstáculos. Os primeiros três meses são de tirar o juízo. Sempre que encontro uma gestante gemelar, aconselho a buscar toda e qualquer ajuda para auxiliar no primeiro trimestre com as crianças, porque algo que a mãe não consegue - é dormir! Já que, para amamentá-los - ou pelo menos tentar - é necessário descanso.

Depois, quando os bebês começam a se dar conta de que são dois, passam a interagir e isso é muito gratificante. Como filha única, eles estão me ensinando algo que desconheço que é o chamado amor fraternal. É muito bonito testemunhar o crescimento do vínculo entre eles.

Passado os primeiros meses, a lida diária vai ficando menos atribulada: as trocas de fraldas já não são recorrentes, eles já não mamam mais e agora, graças a Deus, dormem a noite toda! Hoje o Téo e a Lígia estão com 1 ano e 1 mês.

Com 1 mês de vida, os levei ao cinema, pelo projeto do CineMaterna. Como era uma época em que me encontrava exausta, costumava cochilar nas sessões (rs) Continuo assídua frequentadora e, sempre que posso e há acessibilidade para o carrinho de bebê gemelar, compareço a programas de lazer do tipo visita a museus ou parques. As crianças curtem muito passear. Gerar dois bebês é uma experiência linda" Leila Costa Pereira (contato: lepecos3@hotmail.com)

São Paulo / SP

Um comentário:

  1. Amei o Blog !!! Parabéns
    eu nome é margareth e estou grávida de gêmeas (2 meninas), estou desempregada e o pai não quis assumir, mas já amo demais minhas bebês, e eu venho aqui pedir humildemente se algumas mães poderiam doar ou emprestar o enxoval de seus bebês que não usam mais, infelizmente na situação que eu me encontro eu não consequiria compra-los, sei que Deus vai me ajudar a encontrar pessoas que porerão me ajudar...Conto com a ajuda das amigas...Obrigada e Beojos a todas...por favor enviar e-mail para minha irmã vaniabarone@msn.com, pois vendi meu pc para me ajudar a mudar para mais perto da minha familia que são humildes...

    ResponderExcluir