Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, setembro 19, 2011

Rital e Ritag Gaboura: Siamesas Separadas

(Rital e Ritag Gaboura, de 11 meses com os pais)

(Siamesas antes da operação)

(Rital e Ritag após a cirurgia de separação)

Gêmeas siamesas que nasceram unidas pela cabeça foram separadas com sucesso após quatro operações em Londres.

As gêmeas Rital e Ritag Gaboura, de 11 meses, passaram pela cirurgia final no Hospital Infantil Great Ormond Street no dia 15 de agosto, mas só ontem foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.

As meninas sudanesas, que tiveram a viagem e todo o tratamento médico pago pela instituição de caridade Facing the World, parecem não ter sofrido danos neurológicos.

Elas nasceram de cesariana na capital do Sudão, Cartum. Devido à maneira como suas cabeças eram unidas, havia um grande fluxo de sangue entre os cérebros. Ritag irrigava metade do cérebro da irmã, enquanto recebia quase todo esse fluxo de sangue de volta para seu coração.

A situação das gêmeas era arriscada porque qualquer queda significativa no fluxo sanguíneo cerebral poderia causar danos neurológicos. Além disso, quando elas chegaram à Grã-Bretanha, o coração de Ritag já estava fraco.

Devido à natureza delicada da cirurgia, a separação foi feita em quatro estágios. Após duas cirurgias em maio, foram inseridos expansores de tecido em julho, para que fosse possível fechar a cabeça de cada uma das gêmeas após a separação final.

Em uma declaração, os pais das gêmeas, ambos médicos, disseram se sentir privilegiados por suas filhas terem passado pela cirurgia de que precisavam.

Rital e Ritag estão reagindo a todos os testes e estímulos, o que indica que não houve danos neurológicos. Ainda assim, não se pode descartar a possibilidade de que tenha havido algum tipo de problema.

‘A incidência de sobrevivência de gêmeos nessa condição é extremamente rara’ disse o médico David Dunaway, da unidade de cirurgia plástica do hospital.

Gêmeos siameses são extremamente raros e apenas 5% deles são unidos pelo crânio. Destes, cerca de 40% morrem antes mesmo do nascimento ou durante o parto e outros 35% morrem nas primeiras 24 horas de vida, o que faz com que apenas 25% dos bebês unidos pela cabeça sobrevivam"

(Fonte: G1 / Foto: Facing the World/BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário