Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, agosto 23, 2012

"Invasão dos gêmeos" Por Isaac Ribeiro

(Raquel e sua irmã gêmea, Ana Caroline Amorim tem casos gemelares na família entre tios e primos, mas todos concebidos naturalmente)

Segundo dados da Pesquisa do Registro Civil 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em sete anos, o número de partos múltiplos aumentou 17% no Brasil. E o principal motivo seria a popularização dos métodos de reprodução assistida. O estudo revela que, a cada ano, nascem 51 mil brasileiros gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos. Outros levantamentos apontam não ser uma tendência apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, entre 1980 e 2000, houve um aumento de 74% no nascimento de gêmeos. Dados estatísticos apontam que a chance de uma mulher engravidar de dois bebês de uma única vez, de forma natural, é de uma em 80 gestações.

O ginecologista e especialista em reprodução assistida Fábio Macedo, reconhece os dados apontados pelo IBGE e afirma que esse tipo de tratamento conhecidamente aumenta a taxa de gravidez gemelar por ter como princípio primordial o aumento do número de óvulos. Fábio Macedo comenta que quando realiza o procedimento de reprodução assistida, o percentual é - a cada 10 mulheres que engravidam, duas tem gestação gemelar.

"Aumenta muito. A taxa de gravidez gemelar que relatamos na literatura é em torno de 15% a 20%. A minha estatística particular baixou bastante porque cada vez trabalho com menos óvulos. Então, nossa taxa aqui está girando em torno de 14%, mais ou menos. Das mulheres que chegam aqui procurando tratamento, de 100, 14 engravidam de gêmeos, por exemplo, e até trigêmeos, e 86 engravidam de um só", comenta o especialista. O interessante é que o aumento no nascimento de gêmeos também está sendo registrado na rede pública de saúde, onde não se trabalha a reprodução assistida. O diretor da Maternidade Januário Cicco, Kléber Morais, apresentou os seguintes dados:

Em 2010, entre vivos e mortos, nasceram 3.979 crianças, dos quais 38 eram gêmeos. Em 2011, entre vivos e mortos, foram 3.806 partos, dos quais 53 eram gêmeos. E a tendência crescente continua. Neste ano (2012) já foram realizados 1.630 partos, sendo 37 de gêmeos e um caso de trigêmeos. "Se realizássemos reprodução assistida na maternidade, podia até pensar em pacientes com infertilidade que teriam induzido. Mas não é o nosso caso. Deve ter outro fator que está levando ao aumento de casos gemelar", comenta Kléber Morais.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), são realizadas, hoje, uma média de 25 mil fertilizações, sendo a in vitro a mais procurada. Em 2005, esse número era de 15 mil. Os procedimentos têm custo elevado e podem variar de R$ 2 mil e R$ 15 mil. Sem tratamento, além do fator hereditário, a probabilidade de nascimento natural de gêmeos tem influência da raça, sendo mais comum em negros e em mulheres acima dos 35 anos.

Por Isaac Ribeiro / Tribuna do Norte / Foto Rodrigo Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário