Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Mané Garrincha, avô de gêmeos!

Ulf Lindberg (foto), filho sueco de Garrincha fala com orgulho de pai que não conheceu. "Não há ninguém como Garrincha. Seu estilo de jogar era e sempre será único”, disse Ulf em entrevista por telefone à BBC Brasil de sua casa em Halmstad, no litoral oeste da Suécia.

Ulf nasceu de uma aventura amorosa de Garrincha (1933-1983) com uma jovem sueca em 1959, durante uma excursão do Botafogo pela Suécia. A mãe o entregou em adoção para uma família sueca de classe média quando ele tinha apenas nove meses de idade. Quando ele tinha oito anos, seus pais adotivos contaram que seu pai biológico era Mané Garrincha, que encantava multidões nos estádios de futebol. Mas o encontro de pai e filho nunca aconteceu.

"Lamento muito nunca tê-lo encontrado. Até hoje, muitas vezes me pego pensando em como seria bom poder ter conhecido meu pai. E estar com ele agora, dizer o quanto o admiro. Mas não foi possível. Infelizmente, ele tinha problemas sérios com o álcool. Se não fosse por isso, poderia estar hoje aqui entre nós, comemorando o reencontro com os companheiros de 58", disse Ulf.

Em 1977, ele chegou a ter esperanças de ver o pai: um jornal sueco havia divulgado que Garrincha queria conhecer o filho. Chegou a ser combinado que Ulf viajaria no ano seguinte para a Argentina, na Copa de 1978, para encontrar Garrincha, que faria comentários para um canal de TV.

"Mas a viagem não aconteceu. Meu pai bebia muito, e infelizmente já não estava bem", lembra Ulf. Garrincha faleceu em 20 de janeiro de 1983, vítima de uma infecção generalizada. Restou ao filho continuar buscando o pai em recortes de jornais, filmes de TV, na internet.

Divorciado, o filho do célebre campeão mundial de 1958 e 1962, ganha a vida trabalhando em um quiosque de salsichas de Halmstad. Nem Ulf nem os quatro filhos - Jonas, Martin e os gêmeos Hendrik e Linnea, falam português. Mas a paixão pelo futebol é quase unânime.

Ulf aposta nos gêmeos – Hendrik treina no Halmstads, clube de elite local, e Linnea joga no Centern. "Os dois são bastante talentosos. Marta é a jogadora favorita da Linnea, ela tem verdadeira adoração", conta o pai orgulhoso.

Ulf é o 14º filho reconhecido de Garrincha. No Brasil, já esteve três vezes, inclusive para visitar o túmulo do pai no distrito de Pau Grande, em Magé (RJ).

A nova viagem ao Brasil já tem data marcada:"Adoro o sol, adoro o calor, adoro os quiosques de Copacabana. Estarei lá" – promete Ulf, referindo-se à Copa de 2014. Por Claudia Varejão Wallin / De Estocolmo para a BBC Brasil

Manuel Francisco dos Santos, nasceu em Magé, no Rio de Janeiro, dia 28 de outubro de 1933. Conhecido como "Mané Garrincha", ele foi um jogador profissional que se destacou por seus dribles desconcertantes apesar das pernas tortas. Ele também é considerado o maior driblador da história do futebol. 
Neste domingo (20/01) completou 30 anos de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário