Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Bivitelino, Univitelino, Xifópago

Os gêmeos bivitelinos (não idênticos) são formados a partir de dois óvulos que são fecundados por dois espermatozóides, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. São conhecidos como gêmeos diferentes. Na verdade são dois irmãos comuns que tiveram gestação coincidente. Representam 66% de todas as gestações gemelares, e neste tipo de gestação, um terço tem sexos diferentes, enquanto dois terços o mesmo sexo. A frequência dos gêmeos bivitelinos varia de acordo com a origem étnica (máxima incidência na raça negra, mínima na asiática e intermediária na branca).

Os gêmeos univitelinos (idênticos) acontecem quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas.
Quase sempre possuem o mesmo sexo. (Os casos de gêmeos idênticos de sexo diferentes são muito raros). Os idênticos tem o mesmo genoma (toda informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA) Apenas um terço das gestações são de gêmeos univitelinos. Apesar de serem considerados clones, eles não possuem as mesmas impressões digitais.

Os gêmeos xifópagos, ou siameses, são formados a partir do mesmo zigoto. Porém, nesse caso, o disco embrionário não chega a se dividir por completo, produzindo gêmeos que estarão ligados por uma parte do corpo.

O embrião de gêmeos xifópagos é constituído de apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco amniótico. Num outro tipo de gêmeos xifópagos (hoje sabidamente mais comum) a união acontece depois, ou seja, são gêmeos idênticos separados que se unem em alguma fase da gestação por partes semelhantes: cabeça com cabeça; abdômen com abdômen; nádegas com nádegas, etc.

Trigêmeos plurivitelinos: Quando 2 óvulos são fecundados e um deles se divide em dois. Isto é, dois bebês são gerados em uma placenta e outro é gerado sozinho em outra placenta.

2 comentários:

  1. Bom dia ..soube ontem com 6 semanas que estou gravida de gemeos ,pelo o que eu le no site ,parece bivitelinos ,rs nao sei dia 5 de marco terei outra consulta ,,,,estou muito feliz mas muito ansiosa ,vivo na Alemanha longe da familia e quero receber ajudar de voces amigos..lu.nogueira2009@hotmail.com..obrigada..

    ResponderExcluir
  2. Olá, Boa Noite!!!!
    Estou grávida de gêmeos e na minha 1ª ultra a médica disse que eram gêmeos idênticos, mas quando fui fazer a 2ª ultra (com um médico diferente) ele me disse que poderiam ser idênticos ou não, porque poderia acontecer de as duas placentas estarem tão juntinhas que pareceria uma só, mas quando ele estava fazendo o exame um dos bebês abraçou o outro no peito porque estava mais abaixo. Eu pergunto: pode os bebês estarem em placentas separadas e serem bivitelinos, mas se tocarem dessa maneira??? Ou pela maneira como se comportaram, se abraçando indica que estão na mesma placenta e são univitelinos??? Estou muito feliz por está grávida e ainda de gêmeos, mas ao mesmo tempo preocupada e cheia de dúvidas. Agradeço desde já pela resposta: martalomiento@yahoo.com.br

    ResponderExcluir