Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, março 15, 2010

Gêmeo faz irmã ter menos filhos. Será?

"Irmão produziria hormônio masculino capaz de afetar fertilidade de parceira uterina. Ao crescer, mulher teria probabilidade 25% menor de ter filhos, sugerem dados. Um grupo de pesquisadores da Finlândia e do Reino Unido descobriu que um efeito biológico um tanto sinistro pode afetar um dos integrantes do parzinho desde o útero.

Ao que parece, os hormônios masculinos produzidos pelo irmão gêmeo fazem com que sua irmã seja menos fértil e tenha menos chance de casar e ter filhos ao longo da vida.


Eles seguiram a pista de outros estudos em humanos e animais, os quais revelam que, no caso de gêmeos de sexos diferentes, os hormônios masculinos do irmão atravessam a placenta e o líquido amniótico (a "bolsa d'água") afetando a irmã. O resultado é que as irmãs gêmeas tendem a ter aparência e comportamento mais masculinizado do que a média das mulheres.

Os resultados foram bastante claros. Em média, as mulheres que tinham irmãos gêmeos contavam com probabilidade 25% menor de ter filhos do que as que tinham irmãs gêmeas. O efeito se verificou mesmo no caso das moças cujos irmãos gêmeos morriam ainda bebês, deixando-as sozinhas.

Para os pesquisadores, é sinal de que a culpa do bizarro efeito não é um cuidado mais relaxado dos pais com as meninas - coisa comum em sociedades pré-modernas. Para eles, a explicação mais provável é biológica: uma fertilidade inata menor dessas mulheres. Eles lembram, no entanto, que a medicina moderna e o uso de técnicas anticoncepcionais provavelmente obscurecem esse efeito em gêmeos dos dias de hoje. A pesquisa está na revista científica americana PNAS" (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário