Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, março 18, 2010

"Eu, os outros e o futuro" Por Ana Carolina Kley

(Foto Ilustrativa)

"Já atendi pessoas que tinham irmãos gêmeos e percebo que elas têm questões parecidas com outras que tem irmãos fraternos. O que os diferencia é que, no caso dos gêmeos, há uma tendência ainda maior a comparações que tendem a diminuir um e valorizar o outro, e as mensagens negativas deixadas tendem a ser ainda mais fortes.

Existem vários motivos para a comparação exagerada: porque um dos irmãos tem uma característica mais aflorada que o outro e os pais querem ajudá-lo a desenvolvê-la; porque a comparação poderia gerar um estímulo para seguir adiante (segundo eles) ou ainda para criar constrangimento e inibir comportamentos considerados ruins. O fato é que, na esmagadora maioria dos casos, o resultado único é a desvalorização: o que em nada ajuda.

O pior é quando os filhos aprendem a se comparar, não para ter referências, mas para se diminuir ainda mais (são as comparações desmedidas) e levam isso pela vida. Aí temos um problema. Então, o meu ponto de vista é que, não é o fato de ter um irmão gêmeo que determina o que você será como adulto, mas é a maneira como você aprendeu a se ver, a ver os outros e pensar a respeito do futuro que influencia o seu presente. É claro que, comparações depreciativas deixam mensagens totalmente negativas que, por sua vez, impregnam essas três vertentes (eu, os outros e o futuro).

A saída é identificar essas mensagens e fazer uma releitura coerente com os fatos, a fim de que um novo ponto de vista possa vir à tona e guiá-lo para uma vida mais produtiva e feliz".

Por Ana Carolina Kley
http://anacarolinakley.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário