Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

domingo, março 21, 2010

"O fascínio dos gêmeos" Por Adília Belotti

"Desde que os clones entraram na agenda de discussão do mundo, sempre que penso em gêmeos imagino como a natureza é tão mais ousada do que nós: nenhum clone é mais clone do que os gêmeos idênticos. A Natureza já previa criaturas absolutamente iguais. Absolutamente? Aí é que está o problema. Até que ponto nós, qualquer um de nós, é realmente único?

Os gêmeos são uma das mais poderosas expressões destas indagações e sempre provocaram o assombro dos povos primitivos. Entre os índios da América do Sul, por exemplo, são muitas as histórias de gêmeos-heróis que dão origem ao Universo. Apesar disso, algumas tribos exigiam que o segundo gêmeo fosse morto ao nascer, assim, a alma não precisava se dividir entre os dois. O fenômeno dos gêmeos deu mesmo o que pensar aos nossos ancestrais... Que imagem melhor de nós mesmos partidos ao meio, cindidos entre nossos conflitos mais íntimos, indecisos entre o céu e o inferno?

O poder e o fascínio que os gêmeos exerciam sobre nossas bisavós nasciam não apenas da sua semelhança, mas das suas diferenças. Afinal, eu sou eu ou sou o outro? Dá para sentir que é no mínimo difícil estabelecer regras para compreender o relacionamento entre irmãos gêmeos. Os gêmeos já nascem sabendo que existe o ‘outro’, os ‘outros’. Já chegam imersos na dualidade de todas as coisas...

Independente dos aspectos pedagógicos que, com certeza, devem refletir essas peculiaridades, em um mundo de gêmeos encomendados e de clones, em tempos de mudanças de paradigmas e de vácuos enormes de valores compartilhados, vale à pena a gente parar cinco minutos para refletir sobre a nossa capacidade de conviver com diferenças e semelhanças.

Se o outro nos assusta ou nos ameaça talvez devamos buscar em nós as razões. Com certeza, vamos achar lá dentro o pingo escuro (ou claro) que reflete o outro.  

Vamos encontrar humildade para equilibrar arrogância, vamos achar tolerância para compensar nossa ignorância, vamos exercitar a compaixão para neutralizar nosso medo.

Talvez seja essa nossa única chance de fazer as pazes com esse outro, esse duplo de nós que nos fascina e nos assusta, tão igual, tão diferente e quem sabe por aí, a gente possa preparar um mundo mais acolhedor para os bebês únicos, gêmeos, trigêmeos, múltiplos e multidão que estão chegando" Adília Belotti

(Foto ilustrativa dos irmãos Jim e John 1981).

Nenhum comentário:

Postar um comentário