(Ilustração: Homenagem a Odontologia de Romero Brito)
"Estudos realizados com gêmeos aplicam novas ferramentas na pesquisa odontológica. Aproximadamente 1.200 pares de gêmeos, com idade entre seis meses e 40 anos, participam de estudos realizados por um centro de pesquisa do interior de Minas Gerais.
Como embasamento, aplica-se uma ferramenta que traz a genética como novo conceito de pesquisa odontológica. As pesquisas estão sendo desenvolvidas na Associação de Gêmeos do Norte de Minas Gerais, região com grande concentração de gêmeos.
O objetivo é identificar se há e quais são as contribuições genéticas e ambientais nas características bucais, tendo como finalidade poder definir tratamentos ou medidas de prevenção específicas para cada pessoa.
Os estudos levantam e cruzam, nos níveis clínicos e genéticos, detalhadas informações sobre saliva, forma de dentes, halitose, resposta a tratamentos, entre eles o clareamento e a presença das bactérias benéficas da comunidade microbiana presente na boca.
A utilização da Genética na Odontologia é uma grande novidade e a criação da Associação de Gêmeos do Norte de Minas Gerais mostra que o tema já chama a atenção da comunidade científica internacional" (Portal Educação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário