Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, maio 06, 2010

O que faz de você ser você?

"Engraçado, tímido, agressivo, egoísta, inteligente. Um caldeirão de influências forma a sua personalidade. As irmãs iranianas Laleh e Ladan Bijani tinham exatamente os mesmos genes e viveram juntas todas as experiências da vida. Nascidas gêmeas siamesas, ligadas pela cabeça, ficaram grudadas por 29 anos. Morreram em 2003, na cirurgia que as separou. Mesmo sabendo dos riscos da operação, elas toparam o desafio só pela oportunidade de viverem separadas.

"Somos dois indivíduos completamente distintos que estão grudados um no outro. Temos visões de mundo diferentes, estilos de vida diferentes e pensamos de modo muito diferente sobre os assuntos" disse Ladan antes da cirurgia.

Laleh queria se mudar para Teerã e se tornar jornalista, enquanto Ladan planejava ficar em sua cidade natal e praticar advocacia. Uma era extrovertida, a outra mais tímida. A individualidade é um mistério: somos todos diferentes uns dos outros, e isso acontece até mesmo com gêmeas idênticas, que carregam o mesmo DNA e foram educadas do mesmo jeito.

Há séculos a ciência tenta explicar a intrincada malha que forma o comportamento humano, especialmente o fraternal. Nessa corrida, há filósofos, psicólogos, neurocientistas, geneticistas e até literatos. Por que os irmãos são tão diferentes? Ninguém sabe exatamente. As siamesas citadas acima, são um exemplo de que nem o ambiente nem a biologia conseguem explicar completamente a personalidade. 

O caso delas mostra que o lar é um fator importante para fazer irmãos se diferenciar entre si. Gêmeos idênticos têm exatamente o mesmo DNA e foram educados de forma parecida. Então por que são tão diferentes? A explicação mais aceita é a Teoria dos Nichos: disputando a atenção dos pais, os irmãos adotam papéis diversos. Um serve de referência do contrário para o outro" (Fonte: SuperInteressante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário