Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, julho 30, 2010

"O mistério gemelar" Por Ana Soromenho

Temos um patrimônio genético único, menos os gêmeos verdadeiros - aqueles que partilham o mesmo DNA. "Quando eu morava no Gabão, chamavam-me “la maman des jumeaux”, conta Paula Pimentel.

Ela é mãe de Gastão e António, os adolescentes da nossa história - e explica que naquele país, uma mulher que gera dois filhos em simultâneo é considerada a mãe de todos os gêmeos do mundo. Para ela, que tem quatro filhos "a educação dos gêmeos foi um processo consciente, pois é fundamental saber distinguir as personalidades, e isso não é nada óbvio".

Nos álbuns de fotos de infância dos gêmeos, nem eles nem os outros sabem distinguir quem é quem. Verdadeiros ou falsos, o gêmeo continua sendo um mistério. A circunstância natural da sua gestação ainda não é totalmente explicada pela ciência.

Durante o século XX, inúmeros estudos sobre o tema alimentaram discussões apaixonadas sobre a natureza genética e psicológica dos gêmeos e a ocorrência deste nascimento é celebrada em vários pontos do planeta, onde milhares de pares se juntam anualmente para falarem sobre a experiência desta cumplicidade intrigante. Por Ana Soromenho / Expresso de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário