As pessoas canhotas desenvolvem uma estrutura cerebral mais flexível do que aqueles que nascem e crescem destros, dizem os pesquisadores da Universidade da Califórnia, que usaram gêmeos para estudar a hereditariedade. A razão é que os destros têm os genes que formam seus cérebros em estruturas com lados ligeiramente desiguais, e os canhotos parecem ter perdido aqueles genes. A insistência humana em preferir uma mão ao invés da outra apresenta uma pergunta particularmente intrigante que toca em ambos, na anatomia e no comportamento. De todos os primatas, somente os seres humanos indicam uma forte pré-disposição a serem destros. Estes são 90% da população.
Os pesquisadores conduziram as varreduras cerebrais em 72 pares dos gêmeos idênticos. A tendência de direita ou esquerda é parcialmente determinada pela genética. Se gêmeos idênticos carregarem o gene para a preferência de uso da mão, ambos devem ser destros. Se faltar o gene, um deve ser destro e o outro se torna canhoto. Os pesquisadores descobriram que os cérebros de gêmeos idênticos destros eram muito similares no tamanho e na estrutura. Mas quando um canhoto era um dos gêmeos, os cérebros eram diferentes.
Pode-se concluir que no caso dos gêmeos bivitelinos (não idênticos) existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto. (Fonte: Brasil Medicina)
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário