Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, setembro 06, 2010

Bivitelinos - Canhotos e Destros

As pessoas canhotas desenvolvem uma estrutura cerebral mais flexível do que aqueles que nascem e crescem destros, dizem os pesquisadores da Universidade da Califórnia, que usaram gêmeos para estudar a hereditariedade. A razão é que os destros têm os genes que formam seus cérebros em estruturas com lados ligeiramente desiguais, e os canhotos parecem ter perdido aqueles genes. A insistência humana em preferir uma mão ao invés da outra apresenta uma pergunta particularmente intrigante que toca em ambos, na anatomia e no comportamento. De todos os primatas, somente os seres humanos indicam uma forte pré-disposição a serem destros. Estes são 90% da população.

Os pesquisadores conduziram as varreduras cerebrais em 72 pares dos gêmeos idênticos. A tendência de direita ou esquerda é parcialmente determinada pela genética. Se gêmeos idênticos carregarem o gene para a preferência de uso da mão, ambos devem ser destros. Se faltar o gene, um deve ser destro e o outro se torna canhoto. Os pesquisadores descobriram que os cérebros de gêmeos idênticos destros eram muito similares no tamanho e na estrutura. Mas quando um canhoto era um dos gêmeos, os cérebros eram diferentes.

Pode-se concluir que no caso dos gêmeos bivitelinos (não idênticos) existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto. (Fonte: Brasil Medicina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário