Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, setembro 28, 2010

"O desenvolvimento da fala" Por Naraí Barbetta

"O nascimento de gêmeos aumentou muito nos últimos anos.
E sempre que aparecem crianças gêmeas, principalmente as idênticas, é impossível não olhar. Elas chamam a atenção por vários motivos. Mas, embora o desenvolvimento seja muito semelhante ao de outra criança, há pelo menos uma área em que costumam ficar atrasadas: a fala.

Existem alguns motivos para isso, por exemplo: a mãe falar mais só com um dos filhos ou então, por estar sempre atarefada, ela teria menos tempo de se dedicar a conversar e estimular as crianças, visto que são dois filhos que precisam de cuidados praticamente ao mesmo tempo.

Outra coisa poderia ser justamente a “situação de ser gêmeo”, já que o principal modelo de fala da criança é seu irmão gêmeo, que não fala ainda ou fala pouco. Assim, seria uma dupla auto suficiente, sempre brincando e falando juntos.

Os pais, irmãos e familiares diretos, neste caso, têm um papel importante e devem lembrar-se de que, apesar de serem parecidas ou iguais, as crianças são duas pessoas e precisam ser tratadas assim. Tem suas particularidades e suas próprias necessidades.

Os pais devem conversar muito com os filhos, e se acontecer qualquer atraso ou alteração no desenvolvimento deles, devem procurar um profissional para uma orientação específica sobre o caso"

Artigo escrito pela
Dra. Naraí Lopez Barbetta: fonoaudióloga, especialista em Linguagem, mestre e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela FCM – UNICAMP para o Idmed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário