Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, setembro 16, 2010

Como lidar com o ciúme?

Como lidar com o ciúme do irmão mais velho quando chegam os gêmeos?

Nascem os gêmeos e, de repente, todos os olhares se voltam para eles, que já chegam formando uma turma! Quando eles são os primeiros filhos, não há problema...Mas, como fica a situação quando já existe um irmão mais velho?

Certamente, o ciúme vai aparecer de algum modo. E é natural – e esperado - que seja assim. Isso acontece, porque o filho mais velho pode viver uma sensação de isolamento e de exclusão.

Os gêmeos passam a ser o centro das atenções e ele, muitas vezes, pode sentir que está perdendo seu lugar e o amor dos pais e das pessoas com as quais convive. A criança mais velha não entende muito bem o que está sentindo, pois fica brava, com raiva e, às vezes, passa a agredir os irmãos, fisicamente ou verbalmente. Se não consegue manifestar essa raiva, pode também, ficar melancólica ou apresentar atitudes regressivas (como fazer xixi na calça, por exemplo).

A percepção da própria raiva costuma trazer consigo um sentimento de culpa, como se isso significasse a incapacidade de gostar dos irmãos. A primeira coisa a fazer é esclarecer para a criança que ela está com ciúme, e que esse é um sentimento compreensível, já que agora tem que dividir com eles o espaço e a atenção que antes eram somente seus.

Ao mesmo tempo é preciso garantir que ela não perderá amor. É importante que os pais entendam e tratem o ciúme como um sentimento comum, validando o que a criança sente e evitando qualquer tipo de julgamento negativo.

Por Sâmara Jorge e Cláudia Arbex / Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário