Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, setembro 24, 2010

"Educando Múltiplos"

"Como o lúdico pode ajudar na educação dos gêmeos: Quando os pais recebem a notícia de que terão múltiplos, um dos primeiros sentimentos que aparece é a incerteza quanto à capacidade para dar conta da criação dos filhos.

Como educar, formar e ensinar tantas crianças da mesma idade, de uma só vez? Essa é uma preocupação legítima, pois educar filhos não é uma tarefa fácil. Mas é preciso refletir sobre a forma de educar.

O primeiro mito a ser desfeito é imaginar que deverão fazer com que tudo funcione perfeitamente. E é justamente a fantasia de uma rotina “milimetricamente” organizada, que produz o caos! Sim, porque na prática quase nada sai como o planejado. Embora saibamos que educar exige regras, limites e rotinas. Mas, é necessário ter uma boa dose de flexibilidade e compreensão.

Crianças vivem em um universo lúdico. É por meio das brincadeiras que buscam aprender, compreender e fazer parte do mundo em que vivem. Fazem isso, também, imitando os adultos. Quem não se lembra de ver o filho desfilando pela casa com uma roupa do pai, tentando imitá-lo até no jeito de falar? Ou ainda, de ouvir a menina falando com sua boneca exatamente como sua mãe fala com ela?

No caso de múltiplos é comum que façam essas coisas juntos e que, além de reproduzir atitudes e comportamentos dos adultos, imitem uns aos outros também. Ora, se esta é uma disposição natural nas crianças, porque não aproveitar esse recurso para ensinar a elas tarefas e responsabilidades de forma leve, divertida e natural?

Crianças adoram ajudar e fazer coisas que os adultos fazem! Sentem-se importantes e procuram realizar o que lhes foi pedido com muito cuidado e dando o melhor de si. Aparentemente simples e divertido para nós, complexo e novo para elas. É assim que o lúdico serve a todas as idades!"

Por Sâmara Jorge e Cláuida Arbex / Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário