Baseando-se no relato autobiográfico de duas mulheres, num caso clínico por ela atendido e num documentário de Chico Teixeira, bem como em lendas da mitologia e na análise de alguns costumes e crenças vigentes em sociedades primitivas, a autora nos conduz pelos meandros do narcisismo, da identificação, da angústia e do Édipo.
Ao final do estudo, conclui que "a experiência do nascimento duplo revela-se como uma dificuldade particular que se apresenta aos gêmeos na aquisição da identidade, sem contudo a impedir." Na vida dos gêmeos situações diferenciadoras em relação aos nascimentos simples, plenas de consequências na determinação de uma subjetividade são reconhecidas.
Mesmo sabendo que a irmandade aproxima em termos de igualdade o grupo de irmãos e irmãs que têm os mesmos pais, pertencem à mesma geração e apresentam diferenças pequenas na idade, a situação de mesma data de nascimento, mesma tendência patológica, mesmo grupo sanguíneo e DNA é uma vivência ímpar e única e, portanto, com resultados também ímpares e únicos.
"Gêmeos, subjetividade e narcisismo - Especificidades interferentes" foi escrito pela psicóloga Ilcea Borba Marquez, lançado pela Editora Escuta.
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário