Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, setembro 13, 2010

"Gêmeos, subjetividade e narcisismo"

Baseando-se no relato autobiográfico de duas mulheres, num caso clínico por ela atendido e num documentário de Chico Teixeira, bem como em lendas da mitologia e na análise de alguns costumes e crenças vigentes em sociedades primitivas, a autora nos conduz pelos meandros do narcisismo, da identificação, da angústia e do Édipo.

Ao final do estudo, conclui que "a experiência do nascimento duplo revela-se como uma dificuldade particular que se apresenta aos gêmeos na aquisição da identidade, sem contudo a impedir." Na vida dos gêmeos situações diferenciadoras em relação aos nascimentos simples, plenas de consequências na determinação de uma subjetividade são reconhecidas.

Mesmo sabendo que a irmandade aproxima em termos de igualdade o grupo de irmãos e irmãs que têm os mesmos pais, pertencem à mesma geração e apresentam diferenças pequenas na idade, a situação de mesma data de nascimento, mesma tendência patológica, mesmo grupo sanguíneo e DNA é uma vivência ímpar e única e, portanto, com resultados também ímpares e únicos.

"Gêmeos, subjetividade e narcisismo - Especificidades interferentes" foi escrito pela psicóloga Ilcea Borba Marquez, lançado pela Editora Escuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário