"Carrego Comigo é um documentário que aborda um fenômeno raro na natureza: o de irmãos que nascem idênticos. Poderia tratar o assunto apenas pelo viés daquilo que foge à regra. Mas não - este é o principal mérito do filme. O diretor Chico Teixeira, aproveita o tema aparentemente restrito para discutir questões mais universais.
Toma os gêmeos como hipérbole de uma inquietação que, na realidade, atinge todo mundo: o que, afinal, nos distingue uns dos outros? De que maneira nos tornamos únicos, particulares, diferentes em meio à multidão de iguais? Não há respostas no documentário. Há, sim, uma original investigação sobre a agonia e o fascínio que tais perguntas despertam.
Participam do filme tanto irmãos famosos quanto desconhecidos, e a maioria dividem, além de identidade física, a mesma profissão. Entre outros, os cartunistas Paulo e Chico Caruso, as cantoras Celma e Célia, uma dupla de modelos, um par de pilotos, dois frades, duas jovens do nado sincronizado, dois presidiários. Surgem, então, histórias incríveis de cumplicidade.
Chico Caruso conta, por exemplo, que nasceu com as pernas enganchadas nas de Paulo. "Ele tentava sair do útero, e eu o puxava para dentro”. Por um lado, declaram-se felizes com tamanhas proximidades. Imaginam-se protegidos pelo irmão-espelho. A existência do parceiro ameniza-lhes a angústia de viver. "Quando quero saber se estou velho, olho para ele."
Por outro lado, ver-se como clone de alguém traz dores profundas. Existe ainda o risco da inveja, das disputas, dos rompimentos. Talvez o ápice do documentário se dê quando os gêmeos discorrem sobre a morte. Ficam desconcertados apenas por considerar a possibilidade de o espelho desaparecer. Nesse momento, justificam o título do filme, extraído do poema de Carlos Drummond de Andrade"
*Comentário de Armando Antenore para a Folha de São Paulo.
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário