Centenas de irmãos gêmeos e trigêmeos reúnem-se todos os anos em Pequim. A comemoração é compreensível em um país onde a 'política do filho único' faz com que a maioria dos jovens não tenha irmãos.
Usando roupas iguais, gêmeos de todas as idades dançam, cantam e brincam juntos. O Festival do Irmão Gêmeo está em seu sétimo ano. Em 2009 o evento reuniu mais de 600 gêmeos, mostrando que nem todos os chineses são favoráveis a lei implantada no final da década de 1970.
Embora em alguns países os pais temam a chegada de mais de um filho da mesma vez, na China as famílias costumam considerar um golpe de sorte, pois as rigorosas regras de planejamento familiar impedem mais de um filho. As regras são mais flexíveis apenas para moradores do campo e minorias étnicas, que podem tentar uma segunda vez, caso na primeira tenham uma menina.
Segundo a agência Xinhua, a taxa de nascimento de gêmeos cresceu consideravelmente nos últimos anos. Provavelmente, em razão de tratamentos de fertilização. Em um hospital local citado pela agência, nasceram 100 pares de gêmeos e três grupos de trigêmeos em 2006, enquanto em 1995 foram apenas 45 gêmeos. (Fonte: Portal Terra)
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário