Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, novembro 26, 2010

"Não faça comparações" Por Celito Mengarda

"Incentive as preferências individuais dos gêmeos. Se um gosta de violão e o outro detesta música, não force o segundo a aprender a tocar. Dê chance para que escolham o que querem fazer. Obrigar a fazer alguma coisa pode gerar frustração, inibir habilidades e qualidades e fortalecer algum tipo de insatisfação ou revolta contra os pais.

Mas lembre-se também de que, entre gêmeos, existe a tendência de que apresentem comportamento e gostos parecidos. Ressaltar a independência de cada um, desde cedo, faz com que aprendam a fazer escolhas sem a necessidade da opinião do outro e livres do medo constante de desagradá-lo.

Em casos de não-gêmeos, é comum que o caçula inveje o mais velho, colocando-o como modelo e tentando imitá-lo. O mais velho, por sua vez, não gosta, tenta se preservar, não quer que ninguém seja igual a ele. Com gêmeos, acontece o mesmo: em alguns momentos, eles vão querer fazer escolhas distintas, ficar sozinhos, se dedicar a uma determinada atividade sem o irmão. Respeite as vontades.

Coloque a amizade como um valor familiar, mas não obrigue seus filhos a serem os melhores amigos um do outro. Faça com que se sintam livres para conhecer outras pessoas. Quando há diferença de desempenho na escola, não deixe de ser compreensivo com quem está com as notas mais baixas e incentive o outro, de melhor rendimento.

Estimule a ajuda mútua e deixe claro que está dando mais atenção a um deles por causa das dificuldades com o conteúdo. Nunca faça comparações ressaltando aspectos negativos para cobrar, punir ou ameaçar. Encoraje o que está em desvantagem a se esforçar e a se superar". Celito Francisco Mengarda, psicólogo, professor da PUC RS.

(Fonte: Donna Clic RBS / Foto de Anne Geddes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário