"Um momento difícil para quem tem gêmeos: a reprovação de um deles. Não é nada fácil, para os pais, lidar com essa situação. Em primeiro lugar porque ficam divididos entre a alegria e o desejo de comemorar com o filho aprovado e a chateação de ver o outro reprovado.
Antes de tudo, procurem não olhar para a criança que não passou de ano como o “coitadinho” ou o menos capaz. Evitar comparações é o primeiro e o mais importante cuidado que se deve ter neste momento. Avaliem os motivos que contribuíram para a reprovação da criança e conversem de forma acolhedora, olhando para ela como um indivíduo singular.
A reprovação não deve ser vista como um castigo. Na verdade é uma oportunidade para que a criança assimile melhor os conhecimentos, amadureça e se prepare para enfrentar o próximo ano e os desafios que estão por vir. Não há como evitar sentimentos de frustração e algum receio das comparações na escola.
Se os dois irmãos estiverem na mesma sala, então, esses sentimentos podem ser ainda mais intensos. Valorizar o filho que foi aprovado compartilhando de seu sucesso e alegria, também faz parte de todo esse processo. Não é raro que ele sinta um pouco de culpa e, até mesmo, certo constrangimento.
Assim, encarar tudo isso como algo possível de acontecer, atribuindo a esse evento o tom e a medida que realmente tem, significa possibilitar que os gêmeos, a família e a escola vivam de forma reflexiva e consciente as diversas questões e os desafios desse universo tão cheio de particularidades"
Por Sâmara Jorge e Cláudia Arbex / Revista Crescer
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário