Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, março 03, 2011

"Gravidez Gemelar" Por Priscila Gomes

Estar grávida para a maioria das mulheres é uma grande alegria. A ansiedade em saber o sexo do bebê é surpreendida quando recebe a notícia que são 2 e não 1. Os cuidados devem ser dobrados, principalmente ser for mãe de primeira viagem.

Os primeiros sintomas aparecem logo no primeiro trimestre, quando há um ganho de peso e crescimento abdominal de até 5 quilos, considerado excessivo em relação a uma gravidez de um único filho.

No segundo trimestre o ganho de peso pode chegar a 9 quilos. Devido à grande alteração hormonal as mães de gêmeos tem uma indisposição matinal e enjôos severos. Algumas relatam sentir o movimento fetal mais cedo e intenso. Uma gravidez de gêmeos requer uma maior retenção de líquido, de nutrientes e oxigênio do metabolismo, o que caracteriza uma fadiga extrema para a mulher.

Todos os sintomas e sensações de uma gravidez de gêmeos são mais intensos, pois as alergias, preocupações e cuidados são proporcionais ao número de bebês. As visitas ao obstetra devem ser mais frequentes também.

Durante a gestação comer bem significa alimentar-se de cálcio, proteínas e carboidratos. Ingerir muito líquido é vital, pois uma grávida desidratada corre o risco de sofrer contrações prematuras e do nascimento prematuro dos bebês, além de ser muito importante para o aleitamento.

O aumento de peso para uma gravidez gemelar é positivo já que pode ser mais curta. Para uma gravidez de um único bebê o ganho de peso é 11 a 13 quilos, já para a grávida de gêmeos é recomendado o ganho de 15 a 20 quilos. Após o nascimento é necessário, aprender dia a dia como lidar individualmente, com cada um, respeitando a personalidade de cada bebê, e evitando comparações e competições. Por Priscila Gomes / Como Cuidar

Nenhum comentário:

Postar um comentário