Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, junho 30, 2011

Síndrome do Gêmeo Desaparecido (SGD)

Há tempos sabe-se que a morte de um bebê gêmeo em uma gravidez avançada é ruim para o sobrevivente. A criança pode nascer prematura, sofrer uma paralisia cerebral ou até mesmo morrer. O que não se sabia até hoje é se a perda nos primeiros meses de gestação também afeta a outra criança.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Grã-Bretanha, acreditam que sim. Eles fizeram uma análise de dados recolhidos em uma região do norte da Inglaterra e observaram que os bebês gêmeos nascidos entre 1998 e 2004 apresentaram uma taxa de anomalias congênitas 1,6 vezes maior do que os não-gêmeos.

No entanto, a taxa de anomalias aumentou quando os pesquisadores analisaram os bebês que perderam seus irmãos no início da gestação. De acordo com os pesquisadores, o risco de um bebê gêmeo sobrevivente ter uma anomalia congênita quando seu irmão morre no início da gestação é 2,4 vezes maior do que quando os dois bebês sobrevivem, e quase quatro vezes maior do que o risco sofrido por bebês não-gêmeos. (Fonte: Opinião Notícia)

A Síndrome do Gêmeo Desaparecido (SGD), consiste na identificação de uma gravidez multifetal com desaparecimento subsequente de um ou mais fetos. Casos relativamente comuns, que afetam até 30% das gestações gemelares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário