Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, junho 29, 2011

Univitelino (idêntico) e Bivitelino (fraterno)

Bivitelinos são os gêmeos não idênticos, formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozóides. Isto é, a mulher teve duas ovulações no mesmo ciclo. Os bivitelinos representam 2/3 das gestações gemelares. Os bebês podem ou não ter o mesmo sexo, mas são sempre gerados em placentas separadas.

Univitelinos são os gêmeos idênticos, formados quando um único óvulo, fecundado por um único espermatozóide sofre uma divisão. Neste caso os bebês (quase sempre) possuem o mesmo sexo e a mesma carga genética. Estes representam 1/3 das gestações gemelares e podem ou não compartilhar a placenta.

Gravidez monocoriônica diamniótica:
Os bebês dividem a mesma placenta, mas cada qual em seu saco gestacional. Gravidez monocoriônica monoaminiótica: Os bebês dividem a mesma placenta e o mesmo saco gestacional. Nos dois casos são gêmeos idênticos. 
Os especialistas dizem que há casos de gêmeos idênticos com sexos diferentes, mas são rarissimos!

Conclusão: O que difere os univitelinos (idênticos) dos bivitelinos (fraternos) é a zigosidade e não a quantidade de placenta. Zigosidade é condição genética de um zigoto. (Fonte: Instituto Ciência Hoje)

25 comentários:

  1. Amei este post. Minha irmã esta grávida de univitelinos q estão na mesma membrana mas em placentas distintas.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito de saber melhor sobre gemeos monocoriônica diamniótica meu bebes sao e quando eu tentava explicar as passoas se confundiam achando que eu estava errada.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post, parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Estou grávida de mono/diam, é um casal!!! Estamos extremamente felizes!! Até pq é muito difícil caso de gemeos identicos de sexos diferentes!

    ResponderExcluir
  5. ola! eu estou gravida de 13 semanas, e ao que parece sao gemeos monocarionicos diamnioticos.pensei k teriam de ser necessariamente do mesmo sexo.. a medica disse que um parecia ser menino,mas o outro nao deu para ver! sera que poderá ser uma menina ;)?

    ResponderExcluir
  6. O meu caso é semelhante, a minha gestação é monocoriônica e diamniótica , tenho dúvidas na hora de explicar , sobre a semelhança, se serão idênticos ou não !
    Mas acho que minha dúvida já foi respondida !!
    Obrigada a todos!

    Estou muitíssimo feliz !

    ResponderExcluir
  7. é muito bom pq a gente pode saber de varias coisas e podemos estudar e é isso que eu tó fazendo

    ResponderExcluir
  8. oi estou gravida de gemeos com diferença de quatro dias entre ele tenho agora 18 semanas sera que posso ter um casal ja q eles so sao vizinhos de Utero cada um tem seu saco e sua placenta

    ResponderExcluir
  9. ADOREI o post, estou gravida de 16 semanas e os bebes são mono/mono, estamos felizes e acreditando que tudo dará certo, bastante esclarecedor

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pela visita de todos ao site. Participem enviando suas histórias por e-mail também! (vizinhosdeutero@gmail.com) Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Eu tm estou gravida de gemeos identicos com uma placenta. Estou muito feliz e seu que eu e meu esposo fomos abençoados por Deus. Estou radiante de felicidade. Fiz uma Ultrassom morfológica com 12 semanas e esta td ok. A Médica disse que parece ser 2 meninas. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns, minha esposa também esta gravida de gêmeos idênticos na mesma placenta, ela esta de 13 semanas;adilson s mota

      Excluir
  12. minha esposa esta gravida de 13 semanas é de gêmeos na mesma placenta (UNIVITELINOS) será que são gêmeos do mesmo sexo.

    ResponderExcluir
  13. sou gémea (duas irmas) só sei que nao partilhamos a mesma placenta, somos o que ? bivitelinas, univitelinas?

    ResponderExcluir
  14. MINHA ESPOSA ESTA GRAVIDA DE 4 MESES UNIVITALINOS N MESMA PLACENTE SERA QUE E DO MESMO SEXO PORQUE SÓ DEU PARA VER UM NA ULTRASON

    ResponderExcluir
  15. Gostei Como Saber O Que é Gêmeos Bivitelinos e Univitelinos !!Parabéns
    :)

    ResponderExcluir
  16. Minhas filhas são bivitelinas... Tem 8 meses agora

    ResponderExcluir
  17. Estou grávida de 16 semanas(mono/diam), já conseguir saber o sexo de um que é menino o outro não deu pra ver, mais to torcendo que seja uma casal!! Estou mt feliz..

    ResponderExcluir
  18. Agora posso afirmar que minhas netas sao identicas. Obrigada pela informacao

    ResponderExcluir
  19. estou de 15 semanas de gestação, os meus são bivitelinos :-)

    ResponderExcluir
  20. Meus gêmeos Matheus e Guilherme estão com 4 meses, são bivitelinos. Desde o segundo ultrassom já percebíamos diferenças entre eles de personalidade. Além de diferença física, um é bem calminho o outro é todo serelelepe. Estavam em placentas diferente e nasceram com mais de 3kgs cada um. Tenho um blog tbem e gostaria de divulgar para trocarmos experiências!!

    ResponderExcluir
  21. Meus sao bivitelinos estou muito feliz

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho filhos gemeos biviterinos sao meninos e quando eu estava gravida fiz um ultrasom e eles estavam com o pe na cabeca do outro,quando fui ganha los eles estavam em placenta diferentes,e o medico disse que eles nao seriam identicos mais seram muito parecidos,hoje eles estao com quatro anos e tem gente que confunde,e as vezes eu e meu marido tambem,eu os amo demais.

    ResponderExcluir