Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, agosto 12, 2011

Hospital hospeda mães com bebês na UTI

(Vanuza Sabino está morando no hospital desde dezembro de 2010 
para acompanhar o filho Jonatha - Foto: Maurício Bazílio)

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, conta com um alojamento para receber as mães que possuem bebês internados na UTI neonatal do hospital. Chamado Casa da Mãe, o complexo permite que as mulheres com residência longe da unidade – possam ficar hospedadas para estar junto aos filhos internados. O objetivo é garantir o contato e o aleitamento.

Comprovadamente, o aleitamento materno e o contato físico e emocional com a mãe auxiliam no desenvolvimento e na evolução dos prematuros. O leite materno é também um importante meio de adquirir os anticorpos específicos para protegê-lo. Um grupo multidisciplinar realiza ainda, todas as quintas-feiras, um encontro com as mães para esclarecer dúvidas e conscientizá-las sobre a importância do aleitamento para os recém-nascidos em tratamento.

A professora Vanuza dos Anjos Sabino, de 35 anos, moradora de Carmo, cidade próxima a Teresópolis, está hospedada na Casa desde 22 de dezembro de 2010, data em que deu à luz aos trigêmeos Hítalo, Nicolas e Jonatha. Com apenas 25 semanas de gestação (cinco meses e meio), cada um nasceu com pouco mais de 600 gramas. Um deles, o Nicolas, não suportou e morreu em razão da persistência da abertura de um vaso sanguíneo que deve se fechar depois do parto. Os outros dois passaram por cirurgia para fechar a mesma abertura. Hítalo teve alta no último dia 12 de julho.

"Tenho certeza que, se eu estivesse na minha cidade, nenhum dos meus filhos teria sobrevivido. Acho que ter ficado aqui direto com eles fez toda a diferença na recuperação" disse Vanuza que permanece na unidade acompanhando Jonatha, que já pesa 6 kg e está evoluindo na UTI. (Fonte: Portal R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário