Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, dezembro 16, 2011

"Amamentação" por Marcus Renato de Carvalho

Amamentar mais de um bebê ao mesmo tempo é absolutamente possível. A facilidade de realizar o aleitamento depende da motivação da mãe, o apoio social que ela recebe e, possivelmente sua capacidade de organização. Os mesmos princípios básicos aplicados para o filho único também deve ser adotado no caso de gêmeos.

Algumas mães descobrem que amamentar simultaneamente é o melhor que elas podem fazer, e é a opção preferencial quando os bebês são pequenos e mamam com freqüência. No entanto, mães de múltiplos acham que é importante que cada bebê mame separadamente até que fiquem grandes e/ou para que suas necessidades e ritmos sejam mais individualizados.

Recomendações:

1) Iniciar as mamadas o mais cedo possível, logo após o parto. Depois de uma cirurgia cesariana, o horário da primeira mamada vai depender das condições do parto.

2) Amamentar ambos simultaneamente para economizar tempo. Quando os bebês são pequenos, eles tendem a solicitar o seio no mesmo horário. Mais tarde, eles podem ser amamentados separadamente, levando-se em consideração a fome de cada um.

3) Use vários travesseiros para sustentar e apoiar os bebês durante as mamadas. Recomendamos uma almofada especialmente feita para ajudar mães de gêmeos.

4) É bom que periodicamente, os seios sejam trocados, fazendo com que cada filho mame nos dois lados. Esta técnica equilibra as necessidades individuais de leite e aumenta os estímulos visuais. Os bebês nem sempre tem um estilo de mamada padrão, ambos os seios devem ser usados por cada bebê para aperfeiçoar a transferência de leite.

5) A dica é que a mãe coma lanches nutritivos, como castanhas, nozes, queijos, biscoitos, vegetais em pedaços, iogurte com granola e mel, manteiga de amendoim, frutas, azeite, abacate etc, para dar conta do gasto energético tão alto.

Marcus Renato de Carvalho - Pediatra, especialista em Amamentação, autor do site: http://www.aleitamento.com

Referência: Livro "Da Gravidez à Amamentação" que está disponível nas livrarias Saraiva, Siciliano e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário