Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, janeiro 10, 2012

Parto Gemelar em Fortaleza

(Os trigêmeos Davi, Danilo e Belize, nasceram após três tentativas de tratamento. Cada etapa médica pode custar cerca de R$ 12 mil)

Nos últimos três anos, a variação referente à gestação gemelar foi de 7,6%, em Fortaleza, capital do Ceará.

Há alguns anos, ter uma gestação múltipla era raro. Na verdade, ainda hoje, engravidar espontaneamente de duas ou mais crianças ainda é pouco comum. Segundo especialistas na área, a probabilidade de uma mulher engravidar naturalmente de dois bebês de uma só vez é de uma para cada 80 gestações.

Porém, com a popularização do uso de métodos de reprodução assistida, esse cenário vem mudando. Os dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) apontam um crescimento significativo desses partos em Fortaleza. Nos últimos três anos, a variação foi de 7,6%. Isto é, dos 37.212 nascidos vivos em 2009 na capital do Ceará, 1,7% eram gêmeos. Em 2011 essa parcela subiu para 2,04% entre 33.909 nascimentos.

O especialista em fertilização e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Rocha, explica que esse é um fenômeno das grandes metrópoles, onde é maior o acesso aos tratamentos de reprodução assistida, cujo custo pode variar entre dez mil e doze mil reais. Éricka Fortuna de Oliveira Gomes é mãe dos trigêmeos Davi, Danilo e Belize, de um ano e dois meses. Ela conta que passou por três tentativas antes de conseguir engravidar e explica que os tratamentos tem um pesado ônus emocional. Ela destaca que um dos momentos mais difíceis foi o período em que os filhos passaram na UTI neonatal.

"Ficava bastante assustada com a possibilidade de eles terem alguma sequela. Foi um período de tensão constante, até eles receberem alta. Para mim, foi muito sofrido, pois sabia que estavam correndo risco por serem prematuros". Éricka finaliza dizendo que "agora que deu tudo certo posso dizer que é delicioso e prazeroso ter trigêmeos. A casa fica completamente repleta de alegria".

Por Thays Lavor / Diário do Nordeste / Foto Kiko Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário