Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Calvície Feminina

Uma nova pesquisa mostra que estresse, tabagismo e consumo excessivo de álcool são os três fatores mais associados à calvície feminina, exatamente nesta ordem.

Um estudo feito com 84 gêmeas idênticas – o que deixa de fora a contribuição genética para as falhas no couro cabeludo – comprovou que entre as divorciadas e viúvas o problema capilar é 16 vezes maior do que entre as casadas.

A dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética, explica que muito mais do que o estado civil é o estresse típico destas duas situações que explica a maior vulnerabilidade. “A neurologia já nos mostrou que as situações estressantes alteram nossas células. O corpo todo sofre e os pêlos também, já que ficam mais fracos e caem mais nestes períodos.

Outro ponto é que o estresse, quase sempre, vem acompanhado de má alimentação. Ou a pessoa passa a não comer ou prioriza os alimentos gordurosos. Este padrão alimentar errado também influencia no couro cabeludo, favorecendo a queda acentuada.” afirma a dermatologista.

O tabagismo e o consumo de álcool em exagero influem na queda capilar das mulheres também por alterarem o padrão celular humano. No estudo, as fumantes gêmeas apresentaram falhas na região frontal da cabeça seis vezes superior do que as que não fumavam. A ingestão de quatro ou mais doses de álcool nas ocasiões em que decidem beber também resultou em mais problemas capilares.

A pesquisa foi realizada por médicos da Universidade de Cleveland, em Ohio (EUA). Foram selecionadas gêmeas – com idade média de 53 anos – e analisadas a saliva delas, em busca de marcadores genéticos da calvície e níveis de testosterona (a falta deste hormônio predispõe à queda de cabelo). Além disso, eles avaliaram o couro cabeludo das mulheres, medindo as falhas capilares.

A taxa de tabagistas entre 45 e 54 anos – fase em que a composição hormonal já muda e favorece a queda dos fios – é de 16%, a maior entre o público feminino. Na mesma idade, uma em dez é considerada bebedora de risco. Além disso, mais da metade, 54%, são estressadas como evidenciou pesquisa do Hospital do Coração. (Fonte: Cenário MT)

Ilustração de Wescley Braga - http://wescleyb.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário