Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Irmãos cegos: Dan e Michael Smith

Os gêmeos Michael e Dan Smith, de 20 anos, ficaram cegos no mesmo ano, em 2009.

Ambos possuem uma rara doença genética conhecida como Neuropatia Óptica de Leber, que causa a morte de células do nervo óptico.

Michael estava no primeiro ano da faculdade de medicina, em Londres, quando perdeu a visão. Dan perdeu a visão menos de um ano depois, quando estudava engenharia aeronáutica na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Agora, os dois podem ver apenas formatos das sombras.

Em entrevista ao jornal “Daily Mail”, Michael contou que os sintomas apareceram depressa. “Num dia eu estava assistindo a uma palestra, e no outro já não enxergava o projetor na minha frente”, disse ele. O inglês ainda tentou continuar a faculdade de medicina, mas mal conseguia ler.

Um teste genético identificou a doença de Michael. “Eu nem posso descrever o quanto foi devastador. Meu maior medo era que meu irmão também tivesse a doença”, disse Michael.

Dan também ficou assustado com a notícia. “Michael sempre foi a pessoa mais próxima a mim”, disse ele, que foi informado de que tinha de 60 a 70% de chances de perder a visão, já que são gêmeos idênticos. “Eu estava sentado em uma bomba-relógio que poderia explodir a qualquer momento”, disse ele. Dan perdeu a maior parte da visão em abril de 2010.

Depois que a doença se manifestou, os irmãos precisaram aprender a ler em Braile, reaprender a cozinhar e escolher suas roupas sozinhos. Mas, a vida não parou. Michael estuda geografia e está treinando na equipe inglesa de futebol que vai competir nas Para-Olimpíadas de Londres neste ano.

Michael e Dan pretendem ir de bicicleta de Londres a Amsterdã em abril de 2012 e arrecadar fundos para uma instituição de caridade. Dan ainda estuda engenharia aeronáutica e pretende ingressar no setor de investimentos. “Nós pensamos que nunca mais sorriríamos novamente, mas quisemos nossas vidas de volta”, finalizou Dan.

Por Julian Gavaghan / Daily Mail / Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário