Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, março 08, 2012

Anatomia da personalidade II - Gabriela Carelli

Terezinha Oliveira de Souza e Maria do Socorro da Costa são gêmeas univitelinas. Nasceram em Tauá, no interior do Ceará. Tinham um ano quando a mãe morreu. Cada uma foi criada por um casal de tios. Terezinha continuou em Tauá. Maria do Socorro foi morar em Parambu, no mesmo estado. As irmãs tiveram pouco contato na infância.

Casada e morando no Tocantins, Maria do Socorro decidiu retomar o contato com a irmã (por volta de 1996) Reencontraram-se na cidade natal e, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de um contato mais profundo. Foi uma surpresa. Ambas se vestiam do mesmo jeito, tomavam os mesmos remédios e sabiam costurar bem. Casaram-se na mesma época e cada uma tiveram sete filhos. Estudos com gêmeos separados no nascimento mostram que eles têm mais em comum do que os criados na mesma família – nesse caso, eles se esforçam para se diferenciar.

"A ciência descobre que a herança genética influi mais do que se pensava na formação das características e no comportamento humano" Revista Veja

A descoberta de genes que influenciam aspectos específicos da vida é o que há de mais novo na genética do comportamento. Grande parte das características humanas, porém, é produto de muitos genes – e não de apenas um, como ocorre com a maioria dos traços físicos e doenças.

"Por causa dessa complexidade, o estudo com gêmeos é o que revela com maior precisão a natureza hereditária do perfil social dos indivíduos. Além disso, pela observação de gêmeos em suas rotinas por longos períodos, esses estudos conseguem estimar quanto da personalidade de cada um é herança genética e quanto se deve ao ambiente familiar ou às experiências pessoais". diz o geneticista Renato Zamora Flores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Os estudos com gêmeos e famílias que incluem filhos biológicos e adotivos começaram na década de 70. Por meio deles, descobriu-se que as crianças adotadas têm traços de personalidade mais parecidos com os de seus pais biológicos do que com os dos pais adotivos. Se os pais verdadeiros têm histórico criminal, por exemplo, as crianças entregues para adoção tendem a apresentar desvios de conduta graves. O mesmo ocorre com o QI. As pesquisas com gêmeos idênticos são ainda mais representativas porque eles possuem exatamente o mesmo código genético, são clones um do outro.

Estudos revelam que gêmeos univitelinos exibem aspectos da personalidade semelhantes. São muito parecidos no que diz respeito a inteligência e habilidades, comportam-se da mesma forma nos relacionamentos, têm a mesma predisposição ao stress e até o mesmo gosto musical – ainda que tenham sido criados em famílias diferentes desde muito cedo. "Os experimentos com gêmeos permitiram concluir que as principais características da personalidade – como introversão, extroversão, neurose, estabilidade, abertura ou não a experiências, atenção ou dispersão – são em média 50% herdadas", disse a VEJA o psiquiatra Robert Plomin, do Instituto de Psiquiatria de Londres. (Continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário