Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, abril 13, 2012

"Intervalo entre o Nascimento de Gêmeos"

Estudo: Intervalo entre o Nascimento de Gêmeos - Morbidade e Mortalidade do Segundo Gemelar 

Objetivo: Avaliar o efeito do intervalo de tempo entre o nascimento de gêmeos sobre a morbidade e a mortalidade neonatal do segundo gemelar.

Métodos: Realizamos um estudo retrospectivo em 50 grávidas de gêmeos atendidas na Maternidade Pró-Matre de Vitória que pariram 100 gêmeos vivos, por via vaginal, com peso superior a 500 gramas e sem malformações maiores.

Separamos os gêmeos recém nascidos em G1 (primeiro gêmeo) e G2 (segundo gêmeo).

Foram considerados como indicativos de morbidade neonatal: asfixia ao nascimento, caracterizada pelo índice de Apgar inferior a 7, no 1º minuto de vida; síndrome do desconforto respiratório, apurada à luz de dados clínicos e radiológicos, e tempo de internação hospitalar superior a 4 dias. Foi analisada também a mortalidade intra-hospitalar. Quanto ao estudo do intervalo de tempo, realizamos pontos de corte de 5 em 5 minutos, até 35 minutos.

Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante entre a morbidade/mortalidade do segundo gêmeo em relação ao primeiro, considerando os níveis de cortes e faixas de tempo referidos.

Conclusão: O intervalo de tempo de nascimento entre G1 e G2 não influenciou a morbidade e mortalidade do segundo gemelar, impondo-se, contudo, na assistência ao parto do segundo gemelar, individualizar as particularidades de cada caso, não contemplando a ansiedade por meio de procedimentos intempestivos e potencialmente danosos.

Autores: Jair Luiz Fava, Eduardo de Souza e Luiz Camano. (Universidade Federal de SPaulo e Escola Paulista de Medicina). Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia / Agosto de 2001 / Foto Ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário