Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, abril 11, 2012

"Rafael e Renato Braga" Por Ana Maria

“Em julho de 1994, fiz inscrição em vários lugares para adotar uma criança. Em setembro recebi um telefonema dizendo que minha oportunidade de ser mãe havia chegado. E para minha surpresa, chegou em dose dupla. Assim, adotei os gêmeos univitelinos Rafael e Renato com 19 dias de nascidos.

Felicidade?! Emoção!? É pouco para descrever o momento da chegada deles. Minha vida se transformou num caos, mas, foi o melhor caos que alguém poderia desejar. Porém, meus filhos pareciam ser como qualquer outra criança, mas percebi que o desenvolvimento deles estava lento.

Os médicos disseram que era a minha ansiedade em vê-los crescer e que gêmeos demoravam mesmo. Mas, minha intuição maternal dizia que algo estava diferente. Quando eles estavam com quase 2 anos de idade, levei-os ao neurologista e com apenas alguns exames, o médico disse que meus filhos não andariam, não falariam e que seriam dois vegetais.

Fiquei zonza. Tive a nítida sensação de que ia desmaiar, mas não podia. Chorei sim, por dois dias. Mas, no terceiro dia vi que chorar não resolveria o problema e busquei outros profissionais da área de saúde. Resumindo. Meus filhos estão com 17 anos, diagnosticados com AUTISMO! FALAM, ANDAM, CONVERSAM, SÃO ALFABETIZADOS E MÚSICOS.

Dia 2 de abril de 2012 comemoramos o dia da Conscientização do Autismo, e quero aproveitar para dizer que autismo não é contagioso, mas o sorriso deles é. Meus gêmeos foram divisores de água. Minha vida se resume em antes e depois da chegada deles. Dificuldades? Temos várias.

Não é fácil saber que meus filhos não farão uma faculdade, provavelmente não casarão nem me darão netos... Ainda permito-me chorar vez em quando, mas aprendi a sentir orgulho de mim mesma e principalmente sentir orgulho deles.

Digo aos pais que na hora que recebem tal diagnóstico, devem passar por todas as fases: negação, desespero, lágrimas e depois, saber que podemos conviver muito bem com a dor. Aquela dor pode se transformar em realização e alegria. Bastam lutar e aceitarem com amor e carinho!”

Ana Maria, esteticista, casada com o advogado Carlos.
Contato: anae_braga@superig.com.br

São Paulo / SP

Um comentário: