Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, maio 24, 2012

Erro de diagnóstico em Carmo do Cajuru (MG)

Exames de ultrassom são suspensos devido a erro de diagnóstico em Minas Gerais

Uma gestante de Carmo do Cajuru (Minas Gerais) passou quase toda a gravidez imaginando que daria à luz a gêmeos, mas no 8º mês descobriu que estava grávida de apenas um bebê. E ainda ficou sabendo que a gravidez é de risco e precisa de um acompanhamento diferenciado.

O erro ocorreu por uma falha do aparelho de ultrassom que realizou os exames na cidade. E por conta desse erro, as ultrassonografias na saúde pública de Carmo do Cajuru foram suspensas. Os exames feitos durante o pré-natal afirmavam ser uma gestação de gêmeos e nas ultrassonografias havia informações detalhadas do desenvolvimento de cada feto, o peso e os batimentos cardíacos.

"Os exames indicavam que eles estavam bem, que eu estava bem e corria tudo bem", disse a gestante Kelly Nascimento. O diagnóstico errado foi descoberto apenas no final do oitavo mês de gestação, quando Kelly sentiu-se mal. Ela ficou nove dias internada em um hospital de Divinópolis e lá descobriu que esperava apenas uma menina. "E ao contrário do que diziam os exames, a gravidez é de alto risco e precisaria de um acompanhamento especial", contou a grávida.

O pai, Antônio Messias, procurou o médico responsável pelos exames. "Ele pediu mil desculpas. Falou que ele poderia responder criminalmente, pois ele estava errado. E me deu R$ 2 mil para ajudar nas despesas que foram gastas. E disse também que 10% do erro do ultrassom era dele, mas 90% era da Prefeitura Municipal porque ele já tinha alertado que o aparelho estava ruim e, inclusive, outros médicos já haviam se demitido, pois não estavam confiando no aparelho", comentou.

Assim que o erro foi confirmado, os exames de ultrassom, que em Carmo do Cajuru são todos feitos em uma clínica, foram suspensos. O médico contratado pela Prefeitura informou que só voltará a atender no município depois que o equipamento for trocado. A Secretaria de Saúde disse que o aparelho tem nove anos de uso na cidade.

Segundo a secretária de Saúde de Carmo do Cajuru, Carla Nascimento, o aparelho de ultrassom será substituído esse ano. Em relação ao erro do exame de Kelly, ela disse que está avaliando o caso para saber quais providência serão tomadas. Enquanto o novo aparelho não chega, os pacientes de Carmo do Cajuru estão sendo levados para Divinópolis. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário