Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, maio 31, 2012

"O desenvolvimento da linguagem"

(Foto Ilustrativa)

Pesquisa sobre o desenvolvimento da linguagem de gêmeos monozigóticos ou univitelinos ou idênticos.

Estudos sobre gêmeos, principalmente os monozigóticos (univitelinos) tem sido usados como modelo, por diversas vezes, questionando sobre o lugar e a importância que ocupam os fatores como carga genética e influência ambiental. Mas a ampliação de estudos voltados ao controle genético tem deixado claro que qualquer particularidade de comportamento decorre, ao mesmo tempo, tanto de efeitos dos genes, quanto de fatores ambientais.

O objetivo da pesquisa foi analisar o relato das famílias sobre o desenvolvimento dos filhos, desde o momento em que descobriram que era uma gestação gemelar e que sabiam que eram gêmeos idênticos, à procura de indícios dos fatores interacionais e sua relação com a linguagem. Trata-se de um estudo naturalista observacional e os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com nove famílias de gêmeos monozigóticos, durante 30 meses. A análise dos dados orientou-se pelo paradigma indiciário e pelos preceitos da perspectiva histórico-cultural.

Resultados: Sete famílias relataram um desenvolvimento diferenciado de linguagem, mas não foi ressaltado de maneira tão relevante a ponto de causar preocupação na família.

Conclusão: No discurso das famílias, a gemelaridade pode trazer implícita a idéia de que o desenvolvimento das crianças não segue o esperado, já que a própria condição de ser gêmeo não é esperada.

Descritores: Gêmeos Monozigóticos; Linguagem Infantil; Características Culturais; Genética; Relações Familiares

Autoras: As Fonoaudiólogas Naraí Lopez Barbetta e Ivone Panhoca e a Médica Pediatra e Sanitarista Maria de Lurdes Zanolli. Todas professoras da UNICAMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário