Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, junho 06, 2012

“Krista e Tatiana Hogan” Por Susan Dominus

A história das irmãs Hogan já foi postada aqui. 

“Será que gêmeos siameses, unidos pela cabeça, tem a mesma consciência?” Questiona a jornalista Susan Dominus em seu artigo no New York Times.

Para pesquisar melhor, Susan passou um bom tempo com as siamesas Krista e Tatiana Hogan, de 4 anos, que são unidas pela cabeça e vivem no Canadá.

“Elas têm dois cérebros que são interligados, uma indicação de que elas podem compartilhar os pensamentos. Siameses unidos pela cabeça são considerados extremamente raros pela medicina, afetando apenas um em cada 2,5 milhões de nascimentos e a maioria não sobrevive.

Mas o caso das irmãs Hogan é ainda mais raro. A anatomia neural delas é algo nunca visto pelos cientistas. Os exames revelaram que há uma linha tênue entre os dois cérebros interligando o tálamo*, orgão responsável pela consciência.

Núcleos talâmicos têm fortes conexões recíprocas com o córtex cerebral, formando circuitos neurais que são pensados para ser envolvido na consciência. O tálamo também desempenha um papel importante na regulação da excitação, os níveis de consciência e atividade.

No caso de Krista e Tatiana, isso levanta a interessante possibilidade de que elas podem compartilhar tanto experiências sensoriais, como pensamentos conscientes.

Os resultados dos testes não surpreenderam a família, que já percebeu uma troca sensorial entre elas, quando assistam tv ou quando se alimentam, por exemplo.

É bastante óbvio que as gêmeas compartilham a experiência sensorial, mas com o passar do tempo, vai se tornando evidente que elas partilham pensamentos. Como explicar a comunicação delas em silêncio? Só o tempo dirá” Susan Dominus. (Fonte: IO9)


*O tálamo é uma região de substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais

Um comentário: