Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, julho 31, 2012

Mulher de Araraquara recebe ovário da irmã gêmea

(Foto: Douglas Marcal/Diário do Norte do Paraná)

A araraquarense Mariana Gerep de Morais, de 29 anos, passou pelo primeiro transplante de ovário no país. Durante a cirurgia, ela recebeu parte de um dos ovários da sua irmã gêmea, Elisa Gerep de Morais. Quando tinha 19 anos, Mariana teve falência ovariana precoce, perdendo toda a atividade hormonal e a possibilidade de engravidar. Ela espera que a cirurgia realizada dia 28/07 em Maringá (PR), reverta essa impossibilidade.

A técnica utilizada durante o transplante foi desenvolvida pelo pesquisador e médico ginecologista Carlos Gilberto Almodin, que esperou 12 anos para colocá-la em prática. "Apesar do transplante ter sido realizado com êxito em vários países, minha equipe nunca havia conseguido colocá-lo em prática aqui, por não termos encontrado ninguém que necessitasse dessa intervenção cirúrgica".

Diante da impossibilidade de sua irmã engravidar, Elisa disse que chegou a propor à Mariana a chamada "barriga de aluguel", uma das técnicas de reprodução assistida. "Estava disposta a fazer o que fosse possível, para que a minha irmã realizasse o sonho de ser mãe", conta Elisa. A mãe das gêmeas, Mariluce Gerep de Morais, confessa que sua filha chegou a consultar mais de dez médicos para procurar uma solução para seu problema. "Mesmo assim, ela não desistiu", diz Mariluce.

E a dedicação de Mariana surtiu resultado. Enquanto fazia algumas pesquisas na internet, descobriu que o método desenvolvido pelo pesquisador paranaense havia sido aplicado com sucesso em cirurgias fora do País. "Ela entrou e contato com o doutor Almodin e se colocou à disposição para ser a primeira pessoa do Brasil a receber um ovário transplantado", conta a Mariluce, que então espera por uma outra boa notícia. "Agora, é torcer por um netinho", afirma a mãe das gêmeas. Por Antonio Márquez / Jornal A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário