Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, julho 25, 2012

Os 94 anos de Ermelina e Avelina Dagostin

No dia 25 de julho de 1918 nasciam, em Criciúma (SC) as gêmeas Ermelina e Avelina Dagostin. Elas completam 94 anos hoje com saúde e a sensação de dever cumprido. Com o tempo, os cabelos ficaram brancos, a pele envelhecida, marcas que o tempo deixou em cada uma, mas a amizade continua intacta.

Permaneceram juntas até os 27 anos de idade, quando Ermelina casou-se e saiu de casa. Ainda hoje, moram na mesma rua, na rodovia Luiz Rosso, porém uma no bairro São Luiz e outra no Morro Estevão. Apesar da pequena distância, as irmãs dependem de outras pessoas para se encontrarem, pois não podem mais sair sozinhas. Isso reduziu um pouco o contato entre elas, mas não o sentimento.

Dona Ermelina Dagostin Darós mora no bairro São Luiz. Apesar de morar sozinha, ela tem 10 filhos, 26 netos e 14 bisnetos, que enchem a casa quase todos os domingos. Trabalhou a vida inteira na roça e sempre se alimentou bem. Para ela, esse é um dos segredos da longevidade.

Ela ainda tem disposição para limpar a casa e cozinhar. “Sempre faço minha comida. Apesar de ter os filhos perto não gosto de esperar por eles”, revela. Apesar dos problemas que aparecem naturalmente com a idade, ela não tem do que reclamar na vida. “Tem muito jovem que se sente mais doente que os velhos. Para mim está bom assim, eu só quero a união da minha família”, diz Ermelina.

Para ela, a diferença entre as duas é a data do casamento. “Eu casei com 27 anos e a Avelina casou com 33. Meu marido, na época namorado, me confundia com ela porque éramos parecidas”, brinca ela.

Dona Avelina Dagostin Zanivan mora no Morro Estevão. Ela também mora sozinha, mas tem quatro filhos, 11 netos e uma bisneta que a visitam com frequência. Para ela, o segredo da longevidade é trabalhar. “Sempre trabalhei bastante desde nova na roça. O trabalho é que me fez ser assim”, conta ela.

Até hoje ela cozinha e faz as tarefas do lar. “Minha filha mora aqui do lado e ajuda, mas prefiro fazer minha própria comida”, fala Avelina. A rotina que ela leva atualmente lembra os tempos em que trabalhava na roça. “Acordo às 6h porque tenho umas galinhas para tratar. Ainda cuido do terreno carpindo e tirando o mato”, revela.

Ela reuniu a família para comemorar os 94 anos, no último domingo. Já dona Ermelina vai festejar no próximo final de semana. “Nossos aniversários de 80 e 90 anos foram comemorados juntos com uma grande festa. Agora cada uma faz com sua família, mas vamos tentar nos juntar nesse domingo”, afirma dona Avelina.

(Fonte: A Tribuna Net / Fotos: Leonardo Zanin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário