Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, agosto 31, 2012

"A Lã e a Neve" por Madalena Victorino

A relação especial entre gêmeos inspirou a coreógrafa Madalena Victorino para criar o espetáculo "A Lã e a Neve", que estrea em Portugal.

A nova coreografia vai também ser apresentada no palco da Culturgest, em Lisboa, a 15 e 16 de dezembro, no âmbito da nova temporada da entidade, numa co-produção Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. Contatada pela agência Lusa, Madalena revelou que recebeu muitos e-mails respondendo ao apelo que fez nas redes sociais, no final de julho passado, em busca de irmãos gêmeos, de várias idades, que quisessem participar deste projeto.

"Recebi muitas respostas em Lisboa, e procurei também gêmeos no norte do país, porque a peça vai ser estreada em Guimarães", acrescentou a coreógrafa, cujos projetos da área da dança envolvem por vezes uma determinada comunidade. Nascida em 1956, em Lisboa, foi co-fundadora, em 1991, do Fórum Dança, associação cultural sem fins lucrativos que promove a dança nas áreas da educação, investigação, coreografia, interpretação e produção artística.

"Sou uma coreógrafa muito interessada na relação entre a arte e a sociedade, sobre aquilo que ela tem de mais forte. E o que tem de mais forte são as pessoas que a vão construindo", comentou à Lusa a coreógrafa, cuja carreira passou já por um vasto trabalho nas áreas da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação.

"A Lã e a Neve", cujos ensaios começarão em setembro, vai debruçar-se sobre "a beleza e o enigma da comunicação, e também sobre o Inverno". Os gêmeos que vão colaborar no projeto serão usados como fonte de pesquisa, porque a coreógrafa sempre quis investigar uma forma de relação que considera especial.

"As pessoas não conhecem a forma de comunicação dos gêmeos. Há uma harmonia e uma relação tão próxima, que só existe entre gêmeos verdadeiros, por razões genéticas, socais e culturais", sustentou. Na peça vão colaborar três grupos de gêmeos, de várias gerações, de residentes tanto em ambiente urbano, como em ambiente rural: um grupo será alvo de entrevistas, outro terá uma participação mais profunda, e um terceiro grupo uma participação mais esporádica no espetáculo.

Título "A Lã e a Neve" - apesar de serem muito parecidas, tem grandes diferenças, o que tem a ver com a personalidade dos gêmeos. Quase sempre um é mais reservado, e o outro mais extrovertido", explicou a coreógrafa. Na peça participam ainda nove intérpretes profissionais da área da dança, de várias nacionalidades, desde Portugal, Espanha, França e Roménia. A música é de Carlos Bica e de João Paulo Esteves da Silva. (Fonte: RTP Notícias / Portugal)

Madalena Victorino é uma coreógrafa portuguesa de Lisboa nascida em 1956. Entre 1975 e 1977 estudou dança contemporânea na London School of Contemporary Dance e em 1980 se graduou em Dança na Universidade de Londres, Goldsmith's College 1, Laban Centre for Movement and Dance. Ela em Portugal e trabalha nas áreas da coreografia, da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário