Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, setembro 18, 2012

Gravidez Gemelar: Herança Genética?

(Foto: Marcus Callum)

É verdade que, se há casos de gêmeos na família, as chances de ter múltiplos aumenta? A herança familiar para gestações gemelares está ligada aos casos de gêmeos bivitelinos ou não-idênticos, pois nesses casos existe a herança da mulher liberar dois óvulos em um mesmo ciclo. Os dois óvulos podem ser fecundados por dois espermatozóides e gerar dois embriões distintos.

O que importa, nesse caso, é o histórico familiar da futura mamãe, e não do futuro pai. A mulher, no entanto, pode ter recebido da mãe ou do pai a herança de ovular mais de uma vez a cada ciclo menstrual. Resumo: Mulher que tenha gêmeos não idênticos na família, tanto por parte de mãe quanto por parte de pai, pode ter mais chance de ter mais de um bebê numa gestação só. O histórico familiar do futuro papai não influi.

Os casos de univitelinos ou idênticos, não se devem a herança genética (pelo menos a ciência desconhece), mas sim ao acaso. Nestas gestações um único ovo fecundado divide-se em dois, gerando dois embriões idênticos. Outros fatores que influenciam a ocorrência de gestações gemelares são: idade materna (chance maior quando a mãe está acima dos 35 anos) e a etnia (mais prevalente em mulheres negras).

Por Eleonora Fonseca / BabyCenter Brasil / Foto Ilustrativa

Isto é, não existe hereditariedade nos casos de gêmeos idênticos. Não há comprovação científica de que uma mulher tenha tido influência genética ao conceber gêmeos univitelinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário