Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, outubro 01, 2012

"Corpo Humano" Por Drauzio Varella

Gosto muito dos quadros apresentados pelo médico Drauzio Varella no Fantástico. No episódio de ontem (30/09) do "Corpo Humano" foi contada a história de Paula Roberta, grávida dos trigêmeos João Paulo, Maria Fernanda e Mateus Henrique. Interessante e emocionante...

"Rosto humano se forma por um encaixe preciso de peças. Coração começa a bater na terceira semana de vida, mas rosto humano surge apenas na décima semana. Como o corpo da gente se forma? Como ele é construído, peça a peça, dentro do útero materno? E quando o coração começa a bater? Agora imagine isso em dose dupla ou tripla!

A partir do instante em que o espermatozóide fecunda o óvulo, a jornada é longa e traiçoeira. Nos seis dias seguintes, 70% das gestações terminam em aborto espontâneo antes mesmo de a mulher desconfiar que estava grávida. Agora, Paula Roberta até brinca com o assunto, mas quando descobriu que esperava TRÊS bebês, ela tomou um choque.

Quando ele foi me mostrando o coração de cada um deles, eu fui vendo, eu levei uns 40 minutos para levantar da maca, porque foi muito difícil. Depois desabei a chorar porque é difícil receber uma notícia dessas, lembra. O que aconteceu com essa paulista de 31 anos é um fenômeno raríssimo. Primeiro, seus ovários liberaram 3 óvulos de uma só vez. Depois, os três foram fertilizados por espermatozóides diferentes e não só vingaram como estão vendendo saúde!

Cada bebê tem seu próprio saco gestacional, seu 'quartinho' dentro da barriga. Mas, para chegar a esse ponto, os três bebês precisaram vencer muitas barreiras. E uma das mais difíceis foi no começo, ao passar de uma para duas células, depois para quatro, oito, dezesseis e assim em diante. É nesse processo de divisão que outro fenômeno raro pode mudar o rumo de uma gravidez.

Um embrião, de repente, se divide em dois. Acontece nos 12 primeiros dias de gravidez, uma vez a cada 250 gestações. Nesses casos, os dois bebês compartilham o mesmo saco gestacional - são os gêmeos univitelinos.

Foi assim com as nadadoras idênticas Bia e Branca Feres.

"Nossa, a gente dorme na mesma cama até hoje. Cada uma tem um quarto. Eu tenho o meu quarto, mas a gente dorme junto. A gente gosta de dormir no meu quarto", conta Bia. Gêmeas idênticas não só na aparência, mas no jeito de falar, de se vestir. "A gente gosta de ser igual, ainda tem isso", diz.

A construção do corpo humano é incrivelmente complexa. A transformação mais surpreendente ocorre apenas duas semanas depois da concepção: um fenômeno conhecido como gastrulação. Acontece em todos os animais e pode ser visto bem de perto nos sapos. É quando deixamos de ser um aglomerado de células desorganizadas para, aos poucos, ir tomando jeito de corpo.

De forma elegante, quase mágica, essas células escolhem, por conta própria, seu destino. Umas vão dar origem ao coração, outras ao cérebro, músculos, ossos. Em três semanas, um coraçãozinho minúsculo já começa a bater. Nessa fase, todos nós poderíamos ser confundidos com qualquer outro mamífero, ave ou anfíbio, já que somos descendentes do mesmo ancestral. A partir da décima semana de vida, não há mais como ter dúvidas: surge o rosto humano. Com ele, podemos dizer o que estamos sentindo, o que pensamos e de onde viemos.

Durante a formação do rosto humano, dentro do útero, ele não apenas cresce, mas se forma por um encaixe preciso de peças, como num quebra-cabeça. É fundamental que as três peças principais da face em formação se encontrem exatamente na metade do lábio superior. Um pequeno erro no encaixe deixa uma abertura no local, chamada lábio leporino.

Chegou o dia do parto. Numa gravidez de alto risco, os médicos de Roberta optaram por uma cesariana. Primeiro veio o João Paulo, depois a Maria Fernanda e, por último, o menorzinho, Mateus Henrique. Os trigêmeos ainda ficaram 19 dias internados para ganhar peso, mas já estão em casa.

No próximo domingo, uma nova e surpreendente visão sobre o começo de tudo. No último episódio da série, vamos mostrar que o corpo feminino usa truques biológicos para facilitar a fecundação. Você vai descobrir que o momento em que ganhamos a chance de existir está mais para a guerra do que para um ato de amor" Drauzio Varella. (Fonte: Globo.com)

5 comentários:

  1. Eu assisti a reportagem e adorei!! Acho muito interessante tudo que o Dr. Drauzio Varella publica, ele tem uma forma simples e especial de explicar e mostrar as reportagens!!!

    ResponderExcluir
  2. por favor,vocês não teriam o video ou algumas imagens dessa reportagem?? mande pelo meu e-mail pleasee :: nataly.padilha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. por favor,vocês não teriam o video ou algumas imagens dessa reportagem?? mande pelo meu e-mail pleasee
    cris-ap@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. por favor vocês não teriam o video dessa reportagem ? se tiver , me manda por e-mail , já procurei em todos os lugares . obrigada
    anna.lusf@gmail.com

    ResponderExcluir