Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, outubro 25, 2012

"Epitwin Project" Por Tim Spector

Os gêmeos idênticos Dan e Scott Shillum aceitaram participar do projeto "Epitwin Project" do Professor Tim Spector que lidera a Unidade de Pesquisa Gemelar da faculdade King's College de Londres. Os irmãos Shillum, hoje com mais de 40 anos, apresentam diversas diferenças físicas, mas quando crianças eram praticamente iguais. As diferenças físicas começaram a aparecer na adolescência, talvez pelas escolhas diferentes de esporte que praticavam, deduzem eles.

Dan e Scott e mais de 5000 gêmeos idênticos que não são tão parecidos fisicamente vão ajudar o Professor Spector a mapear as diferenças - e não as similaridades - de seus DNA. O professor explica que a epigenética (O ramo da genética que estuda a interação entre o ambiente e o genoma) - é um dos 3 fatores para nosso desenvolvimento, além dos genes e ambiente/criação. A epigenética é como se fosse um interruptor, que por algum motivo, liga ou desliga um código genético, alterando assim seu desenvolvimento.

O projeto busca nas diferenças dos DNAs dos gêmeos participantes, uma luz para entender por que certas doenças se desenvolvem e assim, contribuir para seu diagnóstico, prevenção e cura. O projeto já identificou pela epigenética o código que quando "travado", o gene DOK7, aumenta as chances do desenvolvimento de câncer de mama. O professor sempre desconfiou que nossos genes do DNA não tão imutáveis como se pensava, e o estudo com gêmeos idênticos e suas sutis diferenças ajuda a comprovar a tese.

Por Tom Feilden / BBC / Tradução Olivia Pompeu

O professor Tim Spector também é autor do livro "Identically Different: Why You Can Change Your Genes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário