Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, outubro 29, 2012

"Vitória, João Vitor e Pedro" Por Jô Francetto

(João Vitor e Vitória)

"Prosa & Sexo" Por Jô Francetto

Gerei três vidas, meus grandes amores...

Casei sabendo que teria dificuldades para engravidar. Recorremos ao tratamento FIV (fertilização in vitro) e na terceira tentativa fiquei grávida de trigêmeos. Foram implantados três embriões e todos se fixaram. No início foi um susto muito grande. Apesar de querer muito ser mãe, fiquei desesperada, porque pensava: ‘estou esperando trigêmeos e agora??’

Quando digo susto é susto mesmo, já no ultrassom ouvimos o coraçãozinhos dos três. Eram um tum-tum-tum que não acabava mais. E a partir daí não paramos mais de levar sustos (até hoje...). No 5º mês de gestação parecia tudo tão bem e mais um imenso susto, foi diagnosticado mielomeningocele* em uma das crianças, no caso, o Pedro.

Chegou o dia do nascimento, 22 de outubro de 1998. Minha bolsa rompeu na 32ª semana. João Vitor foi o primeiro, Pedro o segundo e depois a Vitória. Eu estava desesperada apesar de estar muito bem atendida por todos. O médico veio mostra-los para mim. Como mãe, ver os meus três bebês com os olhos do coração – eles eram lindos e perfeitos!

Os três ficaram na UTI neonatal. Pensei: ‘Meu Deus, eu não vou dar conta de tudo isso!’ Ver aquelas crianças na incubadora, me assustou novamente. Foram dias horríveis, porque no mesmo momento em que eu vibrava com os resultados bons com o João Vitor e Vitória, o Pedro passava por uma cirurgia.

Um dos maiores prazeres era extrair (no máximo) meu leite manualmente para alimentar meus pequenos e ainda levar todo santo dia um ou dois frascos para o lactário, para alimentar outras crianças. Isso não é um milagre??

Quando o João Vitor foi para o quarto, a Vitória e o Pedro continuaram na UTI neonatal. Daí o João Vitor foi para minha casa, a Vitória para o quarto e o Pedro continuou na UTI. Eram três situações distintas: a alegria de um bebê estar em casa, o alívio de o outro bebê estar no quarto e a preocupação do Pedro ainda na UTI Neonatal.

Depois de 28 dias, recebemos um telefonema do hospital informando que a Vitória havia recebido alta, então fomos busca-la. Quase duas horas depois, recebemos outra ligação do hospital. O Dr. Ananias nos informou que o Pedro havia falecido. Os rins paralisaram. Eram tantas coisinhas, ele tão frágil e já havia sido submetido à cirurgia, que acabou complicando e então ele se foi.

Não devemos desistir dos nossos sonhos. Eu faria tudo de novo, mesmo tendo passado pela dor e alegria de comemorar o aniversário de um ano dos meus filhos, João Vitor e Vitória, junto com a data de morte do Pedro. Tive que aprender a lidar com a alegria de celebrar a vida de dois filhos e a dor da ausência de um - nosso anjinho Pedro, que sempre faz falta.

Ser mãe do João Vitor e Vitória Francetto Paes de Almeida é a maior alegria que se pode ter. Tudo aqui em casa é multiplicado: os beijos, as massagens a quatro mãos, os abraços, os desenhos quando pequenos, as broncas, a delícia de poder acompanhar a puberdade masculina e feminina ao mesmo tempo, as risadas fora de hora, as brigas, os ciúmes de que eu gosto mais dela ou protejo mais ele. As loucuras na hora das tarefas, na individualidade e diferenças de cada um.

Ufa!!! Quanto amor.. ..quanta vida....quanta alegria ser mãe em dose dupla! Agradeço a Deus pela dádiva de ter gerado três vidas ao mesmo tempo!”

Jô Francetto - Pedagoga e Educadora Sexual
Contato: jocimara.francetto@gmail.com

Piracicaba / SP

*A Mielomeningocele, mais conhecida como Espinha Bífida, é uma má formação congênita da coluna vertebral da criança, dificultando a função primordial de proteção da medula espinhal, que é o "tronco" de ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo humano.

6 comentários:

  1. Oi Jô!..
    Vc usou o acido folico antes da gestação e na gestação????
    Eu tb perdi minah filha em uma UTI neonatal e fiquei com meu gatinho....sei bem como é díspare este sentimento de tristeza e alegria no mesmo dia...
    Mas somos fortes e aprendemos a lidar com este sentimento...
    Tudo de bom pra vc e sua dupla fofa...
    Bjs
    Odete

    ResponderExcluir
  2. Muito emocionante essa história, não consigo nem imagina o que essa família passou pois precisou apreender a celebrar a vida e conviver com a morte.

    Desirée Tapajós
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Emocionei-me muito quando li que o Pedro partiu! Linda história. Que os passos de todos vocês sejam abençoados.
    Abraços,
    Vitória
    Gêmea univitelina de Ana Pinatto

    ResponderExcluir