Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Camila e Carolina Bortolleto nos Estados Unidos

Camila e Carolina Bortolleto, beneficiadas pela ordem executiva de Obama, foram trazidas aos 9 anos aos Estados Unidos.

Gêmeas brasileiras lutam por aprovação de carteira de habilitação nos Estados Unidos. Carteira de motorista para imigrantes indocumentados (ilegais) beneficiará milhares de pessoas em Connecticut.

Uma proposta apresentada na Câmara dos Deputados que visa autorizar a emissão da carteira de motorista aos ilegais do estado americano de Connecticut, revelou similaridades entre legisladores republicanos e os estrangeiros, pois ambos os grupos, por razões distintas, demonstram insatisfação com o impasse atual e esperam diretrizes definidas sobre quem pode obter o documento. O teor do projeto de lei HB-6037 tende a gerar controvérsias no durante o processo de votação devido às divergências entre democratas e republicanos no que diz respeito à política migratória.

A proposta, intitulada “Ato Referente à Emissão da Carteira de Motorista para Determinados Imigrantes”, apresentada pelo deputado estadual (foto) Juan Candelária (D-New Heaven), visa expandir o acesso à carteira por mais pessoas, independente do status migratório.

“Nós temos aproximadamente 50 mil imigrantes indocumentados no estado de Connecticut. Mais motoristas com carteiras aumentaria a arrecadação de impostos para o governo. As companhias de seguro também se beneficiariam disso, os residentes e imigrantes também se beneficiarão, pois ao menos poderão dirigir sem o temor de serem parados por policiais. Quando você se envolver em um acidente, a probabilidade de permanecer no local será maior se você tiver a carteira de motorista, ao invés de fugir”. disse Juan Candelária.

A proposta do deputado foi apresentada um mês depois que o estado emitiu novas regras que permite um determinado número de imigrantes indocumentados apliquem para a carteira de motorista. Em junho de 2012, o Presidente Obama assinou a “Ação Diferida” (Deferred Action), que permite aos imigrantes que foram trazidos clandestinamente pelos seus pais ainda na infância aos EUA que permaneçam, temporariamente, no país.

Em janeiro de 2013, Mike Lawlor, do Departamento Estadual de Políticas e Administração, anunciou que o Departamento de Veículos Auto Motores (DMV) permitiria aos jovens beneficiados com a diretriz Obama obter a carteira de motorista. “Obviamente, as leis federais de imigração estão além do nosso controle, entretanto, existem algumas coisas que estão. Neste caso em particular, o DMV decidiu emitir carteiras para os beneficiados pela ordem executiva”. disse Mike Lawlor.

As gêmeas brasileiras Camila e Carolina Bortolleto, de 24 anos, ambas formadas com honras na escola secundária e em Biologia pela Western Connecticut State University, trazidas aos 9 anos de idade aos EUA por seus pais, fazem parte de um grupo de ativistas conhecidos como “Connecticut Students for a DREAM”. Ambas foram beneficiadas pela ordem executiva e aplicaram para a carteira de motorista assim que foram aprovadas, publicou o portal online News Times.

“Eu fui aprovada há uma semana e meia. O fato de jovens indocumentados poderem fazer exame para obter a carteira de motorista, é um passo à frente”, disse Carolina ao portal, que demonstrou insatisfação com o novo status “temporário”. “Nós receberemos salários e nos tornaremos contribuintes. Definitivamente, a sociedade se beneficiará”, acrescentou Camila.

Conforme um estudo conduzido ano passado pela Comissão de Assuntos Latinos e Porto-riquenhos (LPRAC), Connecticut possui a autoridade, sob as regulamentações estaduais, de emitir carteiras aos imigrantes indocumentados. “Não é nosso dever questionar se os imigrantes estão legais ou não. Essa é a função do governo federal” finalizou o deputado estadual Juan Candelária.

Por Leonardo Ferreira / Brazilian Voice

Nenhum comentário:

Postar um comentário