Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Leila Cristiane Ribeiro Castro tem quadrigêmeas em Jacareí I

Uma mulher deu à luz quadrigêmeas na tarde desta quinta-feira (7/02) em uma maternidade de Jacareí, no interior de São Paulo. As quatro meninas, que nasceram de sete meses, permanecem internadas.

Leila Cristiane Ribeiro Castro e Lucas Goulart Castro são pais de primeira viagem. Eles estão casados desde 2007 e são de São José dos Campos, mas moram em Mogi das Cruzes, onde Lucas trabalha.

Sem poder realizar o sonho de engravidar de forma espontânea, o casal optou pela fertilização in vitro, que deu certo na primeira tentativa. Os três embriões utilizados na técnica deram origem a quatro bebês - dois deles idênticos. O casal, que sonhava ter um filho, viu a família aumentar.

"Para quem queria um bebê, ter quatro é um verdadeiro sonho. É uma sensação única e, a partir de agora, tudo nas nossas vidas vai ser multiplicado por quatro", disse Lucas Goulart Castro, pai das quadrigêmeas.

A mãe, ainda se recuperando da cesárea, contou que quando descobriu que esperava quatro bebês não se assustou. "Nós não acreditávamos, mas aos poucos a ficha foi caindo. Mas assustada eu nunca fiquei não, queríamos muito essas crianças. Deus foi muito bom comigo", disse Leila ao G1.

Lívia, Laura, Luíza e Lorena nasceram saudáveis e permanecerão na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-neo) até ganharem peso. Apenas uma criança respira com a ajuda de aparelhos.

A gestação teve que ser interrompida no sétimo mês por conta do risco à vida dos bebês, identificado pelo médico por meio de exames em que constavam alterações. A mãe deve ter alta neste domingo (10/02) e a expectativa é que os bebês deixem a unidade daqui a pelo menos um mês.

Leila engordou apenas 18 quilos e teve uma gravidez repleta de restrições. A dona de casa enfrentou enjôos, vômito e desconforto. Segundo os médicos, toda gravidez de múltiplos é considerada de risco. A fertilização foi um presente do avô das crianças e foi feita em uma clínica de São José dos Campos (SP).

De acordo com o médico obstetra Marcelo Nogueira foi montada uma verdadeira operação para o parto. A junta médica contou com 16 profissionais - quatro neonatologistas, quatro enfermeiros, cinco auxiliares, dois obstetras e um anestesista. O parto durou cerca de uma hora.

Casos de quadrigêmeos são raros no país. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a cada 1,5 milhão de gestantes apenas uma espera quadrigêmeos de forma espontânea.

No caso da reprodução assistida, dados da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida (Redlara) mostram que apenas 0,03% das gestações são de quádruplos. O último estudo da instituição sobre o tema foi feito em 2008 e considerou 8.359 partos. Por Suellen Fernandes / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário