Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, março 13, 2013

Hospital Materno Infantil, em Goiânia (GO)

(Larissa e Lorrayne Gonçalves Canindé)

(Dr. Zacarias Calil Hamu)

O Hospital Materno Infantil , em Goiânia (GO), é referência em cirurgia de gêmeos siameses no Brasil. A instituição se especializou em acompanhamento de gravidez de alto risco.

O primeiro caso de irmãs siamesas que foi parar no hospital aconteceu em 1999. Larissa e Lorrayne Gonçalves Canindé, gêmeas siamesas isquiópagas, nasceram unidas pelo abdome e pela pelve (compartilhavam rins, estômago, bexiga, intestino grosso, uretra, vagina e ânus). Um caso raro na medicina.

A cirurgia de separação foi realizada cerca de um ano depois do nascimento (em 2000), pela equipe do Dr. Zacarias Calil Hamu, cirurgião pediátrico. Foi a primeira cirurgia do tipo realizada em Goiás e a terceira no país. À época, as chances de sobrevivência estimadas pelos médicos eram de 50%.

A primeira a deixar o centro cirúrgico foi Larrissa. Com a separação, a menina ficou com intestino normal, bexiga, útero, ovário, ânus, vagina e uretra. Ela ficou com a maior parte dos órgãos porque os médicos acreditavam que ela tinha mais chances de sobreviver.

Lorrayne ficou com a bexiga logo abaixo da pelve. Como ficou sem ânus, teve o intestino esteriorizado por uma abertura no abdome. Cada uma passou a ter uma perna. Elas nasceram com três, mas essa terceira foi usada para compor a parte posterior de Lorrayne.

Mesmo sem ter uma perna, Larissa teve uma infância normal. Lorrayne, que tinha paralisia cerebral, sempre teve a saúde mais frágil e faleceu dormindo dia 27 de maio de 2007 em Nova Veneza, Goiás, aos 7 anos de idade.

Assista aqui, a excelente reportagem exibida pelo Globo News Saúde, sobre o Hospital Materno Infantil,  com a repórter Renata Costa em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário