Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, março 25, 2013

Os 100 anos das princesas Esther e Emily!

As Princesas gêmeas Esther Taiwo Olukoya e Emily Kehinde Ogunde moram juntas em Ijebu Ode, cidade do estado de Ogun, na Nigéria. As irmãs são as personalidades mais originais da África.

Elas nasceram dia 13 de março de 1913 e celebram o aniversário de 100 anos no dia 16, na cidade de Okun-Owa, em Odogbolu – onde nasceram. Logo depois da festa, as gêmeas centenárias voltaram para Ijebu Ode, onde vivem com mais quatro assistentes. Emily não usa sequer uma bengala, mas Esther usa uma cadeira de rodas para se locomover. Ambas sorridentes, contaram que a cidade parou algumas horas, para um culto de adoração e gratidão à Deus pelos 100 anos de vida das Princesas.

Esther e Emily frequentaram escola primária e logo depois, juntas começaram aprender a costurar. Cada uma com sua máquina, costuraram juntas até o casamento de Esther, em 1935, aos 22 anos. Período que as irmãs tiveram que se separar. Esther e o marido tiveram sete filhos. Emily também se casou, mas seu marido faleceu quando ela esperava o segundo filho. Cinco anos depois de ficar viúva, ela se casou com um produtor de teatro famoso na Nigéria, Hubert Ogunde. Ela conta que nunca atuou nas peças do marido, mas trabalhava na bilheteria todas as noites que havia espetáculos.

Depois de algum tempo, Emily e o marido mudaram para Lagos e convidou Esther para começarmos um novo negócio juntas – vender pratos. O negócio deu tão certo, que cada uma construiu três casas na região. As gêmeas contam que brigam de vez em quando. "É claro que ainda discutimos as vezes, mas não permitimos que as pessoas se intrometam nas nossas brigas. Todos já sabem. Quando brigamos, nos deixam em paz. Nós sabemos como resolver nossas diferênças" disse Esther.

"Nós também fizemos parte do coral da igreja” interrompeu Emily. No culto especialmente feito para as aniversariantes, centenas de membros assistiram as gêmeas cantarem. “Em 30 anos no evangelho, esta foi a primeira vez que presidi um culto para gêmeas centenárias” disse o diácono Venerable Ola Oguntoye.

Emily e Esther mostraram que apesar dos 100 anos, elas não perderam suas vozes, nem a capacidade de cantar no coral da igreja, função da qual ambas tem muito orgulho. Provavelmente elas sejam as irmãs idênticas mais velhas da Nigéria, disse o governador numa carta em homenagem à elas. Quando a reporter perguntou: "Qual é o segredo dessa longevidade, num lugar onde a expectativa de vida é por volta de 52 anos de idade?" As gêmeas responderam juntas: "É Deus!"

"Somos muito gratas à Ele e temos muito prazer em servi-LO. É Ele quem vai determinar se vamos morrer juntas ou não"disse Emily. Esther balançou a cabeça concordando com a irmã. "Elas amam comida fresca e tem bastante apetite. São sempre adoráveis e uma das coisas que admiro, é a fé inabalável que ambas tem em Deus. Estamos todos felizes por esses 100 anos de união". finalizou a Sra. Oluwasolafunmi Ogunba, neta de Esther. Por SEYE OJO / The Sun Nigéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário