Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, março 14, 2013

Quais são os Santos Gêmeos?

Pesquisando sobre santos gêmeos, descobri alguns abaixo – mas, infelizmente, não há como comprovar a veracidade das informações encontradas. De qualquer forma, achei interessante compartilhar.

1) São Judas e São Simão

Segundo o Novo Testamento, Judas (ou Judah) foi o irmão de Jesus. Ele foi identificado como sendo o autor da Epístola de Judas, considerada cânonica em todo o Cristianismo. Uma vez que Tiago, o Justo, primeiro "bispo" de Jerusalém, também é considerado irmão de Jesus, Judas é também chamado de Judas, irmão de Tiago.

Nos Evangelhos de Marcos 6:3 e Mateus 13:55 consta que Jesus era o filho de um carpinteiro. Sua mãe era Maria e seus irmãos eram Tiago, José, Simão e Judas. Há teorias que Judas seria um dos Doze Apóstolos, conhecido como Tadeu – apelido que ele ganhou para não ser confundido com Judas Iscariotes. Uma tradição local na Síria oriental identifica Judas com o Tomé apóstolo, que também é conhecido como "Judas Tomé" ou "Judas Tomé Dídimo" (Tomé significa "gêmeo" em aramaico, assim como didymus, em grego).

2) Santa Escolástica e São Bento de Núrsia

Santa Escolástica é uma Santa Católica, nascida na Itália e irmã gêmea de São Bento de Núrsia, pai do monaquismo. Ela buscava a santidade desde muito jovem e sabe-se que iniciou sua vida consagrada a Deus antes de seu irmão.

São Bento de Núrsia foi monge, fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador da Regra de São Bento, um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica, inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Foi o fundador também da Abadia do Monte Cassino, na Itália, destruída durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada.

3) Joaquim e Jacó (sem foto)

De acordo alguns estudiosos, São Joaquim foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo (neto de Heli ou de Jacó). São Joaquim é identificado com Heli, através da variação do nome: Joaquim - Eliaquim - Eli - Heli. Jacó e Joaquim eram irmãos gêmeos, filhos de Matã e Sebhrath, filha de Finéias; e Matã era filho de Eleazar e Dîbath, filha de Tôlâh.

4) Gianna Beretta Molla e Padre Alberto Beretta

Gianna e Alberto Beretta eram gêmeos italianos, nascidos em Magenta, dia 4 de outubro de 1922. Gianna foi médica, especializada em Pediatria, casada, mãe de 4 filhos, proclamada santa pela Igreja Católica, canonizada pelo papa João Paulo II em 2004. Padre Alberto Beretta foi um médico e missionário que serviu no Brasil por 33 anos.

(Família Beretta no 25º aniversário de matrimônio dos pais 
em 12 de outubro de 1933)

5) Cosme e Damião (Acta e Passio)

Os santos gêmeos, Cosme e Damião, morreram por volta de 300 d.C. Acredita-se que foram médicos e a santidade é devida ao fato dos irmãos exercerem a profissão gratuitamente. A festa dos irmãos é celebrada pela Igreja Católica no dia 26 de setembro, pelas religiões afro-brasileiras no dia 27 e pela Igreja Ortodoxa no dia 1º de novembro.

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Um estudou Medicina e o outro Farmácia. Os irmãos foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião. São considerados no Brasil os Santos padroeiros dos Farmacêuticos e Médicos. (Fonte de Pesquisa: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário