Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, abril 22, 2013

Rosicleia Campos espera Ana Clara e Matheus

A técnica do judô feminino quer filhos 'faixa preta' e deve voltar à seleção em 2014. A vocação para mãe da técnica da seleção brasileira feminina de judô, Rosicleia Campos, finalmente será colocada em prática. Aos 43 anos, a treinadora, está grávida de gêmeos.

Os bebês devem nascer em meados de maio e Rosicleia diz já estar preparada, pelo menos na teoria. "Estou lendo tudo sobre mães e gravidez. Se tivesse uma prova escrita, eu passaria com certeza. Mas na prática eu não sei. Nunca peguei um recém-nascido no colo, porque eu sou muito estabanada", revelou em entrevista ao Salto Alto.

A gravidez é um sonho da treinadora, que já mostrou levar jeito para a maternidade. É tratada como mãe pelas atletas, que também estão animadas com os bebês. "Tenho um instinto protetor meio de natureza. Trato as meninas aqui como minhas filhas, converso e cuido delas fora do tatame também. Elas acabaram de organizar um chá de bebê, todo mundo comprou pilhas de fraldas, e eu fico muito feliz. É diferente para elas também".

Agora, as judocas terão que dividir a atenção da treinadora. Ela garante que Ana Clara e Matheus também irão praticar o esporte, e os quimonos já estão reservados – Rosicleia ganhou dois uniformes para bebês da judoca Erika Miranda. "Nem penso na possibilidade de eles não lutarem. Acho que vou colocar uma regra, enquanto não chegarem à faixa preta eles não poderão parar de lutar", brinca.

Mas os planos de Rosicleia não são de treinar os filhos, apenas incentivar que gostem do esporte, para desenvolver a coordenação motora e para que aprendam a perder. "O esporte traz muito para a criança. Vou incentivá-los a praticar o judô, mas esse negócio de pai treinar filho não dá certo. Senão viro megera, já vai ter bronca em casa, no tatame também não dá". E os puxões de orelha já começaram. A treinadora dá bronca nos filhos antes mesmo de eles nascerem. "Quando eles começam a se mexer muito (na barriga) à noite, mando sossegarem porque já está tarde", conta.

Preocupada com a maternidade, Rosicleia já tem tudo planejado para conciliar a carreira e os filhos. No mundial de judô que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro deste ano, ela deixará o comando da seleção feminina nas mãos do colega Mário Tsutsui. Mesmo assim, aproveitará que as lutas serão no Brasil e irá acompanhar o campeonato.

Em janeiro de 2014, quando os filhos estiverem com 8 meses, ela pretende retornar às competições. "Eles não vão depender tanto de mim. Toda mãe é muito mais fundamental nos três primeiros meses", explica. Mesmo assim, a ansiedade é grande. "Não tenho ideia de como vai ser, tenho medo de exagerar, de ser over". Já experiente no assunto, a mãe da treinadora tranquiliza: "quando nasce um bebê, nasce junto uma mãe".  
Por Júlia Caldeira e Rodrigo Farah / Blog Salto Alto

*A judoca brasileira Rosicleia Cardoso Campos, atual técnica da Seleção Brasileira de Judô feminino, nasceu dia 7 de novembro de 1969. Como atleta, integrou a equipe do CR Flamengo e a Seleção Nacional, dos 15 aos 30 anos de idade, por quem disputou duas edições de Jogos Olímpicos, Barcelona, em 1992 e Atlanta, em 1996. No comando da seleção desde 2005, seu trabalho chamou a atenção e, em 2011, ela recebeu o Prêmio Brasil Olímpico (junto com Rubén Magnano) como melhor técnica do país entre todas as modalidades olímpicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário