Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, maio 09, 2013

"Gravidez Gemelar" Por Ana Paula Pontes

A gravidez de um único bebê é uma enorme novidade, mas saber que são dois ou mais, levanta todo tipo de dúvida e mitos. Aqui, tudo sobre a gestação de múltiplos – dos cuidados que você precisa ter até o que acontece com seus filhos no útero.

As temidas estrias - Elas sempre aparecem porque a pele estica bastante, especialmente em uma gravidez de múltiplos, mas o que vai determinar a intensidade é a sua genética. Calma. Há maneiras de driblá-las. Passe (muito) hidratante pelo menos duas vezes ao dia e evite alimentos com sódio, como os industrializados e comida semipronta, para não reter muito líquido.

Exercícios físicos: pode ou não? - Só o obstetra pode dizer se você está liberada. Algumas atividades físicas leves, com a orientação de um especialista, são boas aliadas para fortalecer a musculatura da coluna e para manter a postura correta – na gravidez de gêmeos, a tendência é você se curvar ainda mais para manter o equilíbrio, o que prejudica a região lombar. Fazer sessões com fisioterapeuta é indicado. Os exercícios realizados na água, sempre recomendados para gestantes, são boas opções porque têm baixo impacto e não forçam as articulações, que, nessa fase, ficam mais desprotegidas.

Cesárea ou Parto Normal? - É uma questão polêmica. Alguns especialistas afirmam que o parto normal é possível se mãe e bebês estiverem bem e, esses, na posição de nascimento (de cabeça para baixo) e com pesos parecidos. Quando o primeiro entrar no canal de parto, o segundo se posiciona. Mas a maioria dos médicos defende a cesárea porque a consideram mais segura. Um dos problemas citados é quando o primeiro bebê nasce de parto normal e o segundo não passa, precisando de uma cirurgia de emergência, que coloca a vida dele em risco. A cesárea também é mais comum porque muitos partos de gêmeos são prematuros.

Prematuridade - Até metade das gestações múltiplas terminam antes da 37ª semana porque um dos mecanismos que desencadeiam o trabalho de parto é o volume do útero e, com o peso de dois, ele se distende rapidamente. A maioria dos bebês prematuros vai para a UTI Neonatal porque alguns órgãos como os rins, podem estar imaturos. Eles precisam ganhar peso e, principalmente, aprender a respirar sozinhos.

Cada um nasce em um dia - Não é comum. A bolsa de um deles pode romper e o útero contrair, fazendo com que um bebê nasça antes da hora. Antigamente, era realizado o parto do outro, mas hoje é possível postergar o nascimento do segundo. Nesse caso, a mãe precisa tomar antibióticos e fazer repouso, que, dependendo do caso, pode ser em casa ou no hospital.  
(Veja aqui um caso raro - onde gêmeas nasceram com 87 dias de intervalo)

Um bebê maior que o outro - Se eles nascerem com mais de 37 semanas, a diferença de peso entre eles não ultrapassa 10%. A exceção ocorre em casos de gêmeos que dividem a mesma placenta e ocorre a chamada - síndrome da transfusão feto fetal – neste caso, um ganha mais peso que o outro.

Atenção à Anemia - Ela é mais comum em gestações múltiplas porque as substâncias presentes no seu organismo, como ferro e cálcio, ficam mais diluídas, já que o volume de sangue aumenta muito – cerca de 30% quando comparada a uma gestação única. As vegetarianas que consomem derivados de animais, como leite e ovos, a princípio não precisam voltar a comer carne vermelha – e o ganho total de peso não deve passar de 15 quilos na gestação.

Bebês em movimento - Você pode dizer para todo mundo que vai sentir os bebês mexerem antes de quem esperava um só, por volta de 16ª semana, e não da 20ª. Os movimentos são mais intensos. Afinal, são dois se espreguiçando! E nessa brincadeira um pode acordar o outro (não é porque são gêmeos que eles dormem ao mesmo tempo). Há mulheres que sabem até qual dos dois está se mexendo.

Preciso ou não fazer repouso? Ele é necessário na maioria dos casos. Os especialistas aconselham repouso em casa por volta da 28a semana para aumentar a chance de os bebês nascerem no tempo certo. Uma das justificativas é que os hormônios produzidos pelo estresse do dia a dia podem estimular os hormônios responsáveis pelas contrações.

Amamentação - Sim, é possível amamentar dois ou mais. O que pode acontecer, em alguns casos, é o médico recomendar, desde o nascimento, que você complemente o aleitamento materno com uma fórmula específica. Você não precisa (nem deve) ficar ansiosa com isso. Como você viu o fato de ter mais de um bebê não vai ser um impedimento para amamentá-los.
Por Ana Paula Pontes / Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário