Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, agosto 12, 2013

Maria Fernanda e Maria de Lourdes

"Gêmeas e grandes amigas"

'Melhores amigas', assim podemos definir a nossa relação de irmãs univitelinas. Nascemos em Portugal, na década de 1950, e viemos para o Brasil ainda bebês. Como acontecia antigamente, nossa mãe só soube que esperava dois bebês, na hora do parto. Naquela época, nascimento de gêmeos era novidade, não era comum, então foi um grande acontecimento para toda a família. Moramos até a nossa adolescência em Campo Mourão, no Paraná, e com 15 anos fomos para a capital paulista.

Apesar de sermos bem parecidas, temos personalidades distintas e talvez por isso, usamos roupas iguais somente até os seis anos de idade. Além disso, temos gostos diferentes, como na hora de escolher uma roupa. Eu (Maria Fernanda) sempre fui mais dependente da minha irmã (Maria de Lourdes). No tempo de escola, a gente fazia lição juntas e brigávamos muito, mas logo fazíamos as pazes, afinal não temos outros irmãos. Talvez esse seja o ponto negativo de irmãos gêmeos: um ser tão dependente do outro.

Nós somos professoras e lecionamos na mesma escola durante 28 anos, porém, para turmas diferentes. Eu fiz Magistério e Pedagogia e minha irmã cursou Educação Artística. Era muito bom trabalharmos na mesma escola, mas os alunos confundiam a gente o tempo todo. Até tivemos que montar uma estratégia para não dar confusão, pois os alunos olhavam uma de nós indo embora e achavam que não iriam ter aula naquele dia. Por isso, a gente combinava de sair e entrar na escola por portas diferentes.

Mesmo assim, aconteciam situações engraçadas. Um aluno da minha irmã chegava falando sobre a matéria dela, por exemplo. Eu escutava e falava: “tudo bem, eu passo pra minha irmã o seu assunto”, e os estudantes tomavam um susto. Até hoje as pessoas ainda nos confundem muito. Apesar de todas as confusões, adoramos ser gêmeas. Nós somos amigas e companheiras pra tudo, pois uma sempre ajuda a outra. É muito bom ter uma irmã gêmea"

Relato enviado por Maria Fernanda Branco Fontainha (mãe das gêmeas Mariana Branco e Fabiana Fontainha, editoras do blog Mamãe Prática. Maria Fernanda é gêmea idêntica de Maria de Lourdes Varandas Branco Catão – São Paulo / SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário