Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, março 02, 2010

Pedralva (MG) - A cidade dos gêmeos I

Pedralva é uma cidade do Sul de Minas - com um pouco mais de 12 mil habitantes. Dizem que lá, praticamente todas as famílias têm pelo menos um par de gêmeos. O locutor Flávio Abreu Paiva foi um dos que ajudaram a reunir os gêmeos na Praça da Igreja Matriz. Ele fez o chamado, e a resposta foi rápida. "A Clara ligou para cá e falou que é irmã da Gema. Eu achei que era trote”, contou o radialista.

Mas o que faz de Pedralva a cidade dos gêmeos? Ainda não se sabe. Nas escolas, foram encontrados gêmeos na adolescência. Nesta fase em que o jovem busca a sua individualidade, quer ser diferente, único, deve ser difícil ter alguém igualzinho andando ao seu lado. Tiago e Rafael são idênticos!

Mas eles não se enxergam assim. Eles só perdem o humor com as pessoas que sempre estimulam a competição, achando que um tem de ser o reflexo do outro. Isso incomoda. Edson Carlos, irmão gêmeo de Éderson Rodrigues, diz que essa história tem dois lados. “O bom é sempre ter a companhia do irmão. O ruim é que ele vive grudado”.

Descobertas recentes mostram que mesmo gêmeos idênticos só são geneticamente iguais no início de suas vidas no útero, quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide e acaba se dividindo em dois embriões. Depois dessa separação, o conjunto dos genes de cada um vai ficando mais e mais diferente.

Claudia Gaigher
"De acordo com pesquisas dos últimos três ou quatro anos, o genoma é praticamente idêntico ao nascimento. Mas, à medida que a vida vai passando, o genoma sofre modificações", diz o médico geneticista Sérgio Danilo Pena.

Pelo menos uma coisa os pesquisadores já descobriram: são as mães que tem a predisposição genética para ter ou não filhos gêmeos.


 

Reportagem de Claudia Gaigher
Assista no Globo Reporter: Parte 1 e Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário